Detran-RJ: Oferta de 400 vagas imediatas para 2º grau

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Uma boa oportunidade para quem tem o nível médio e deseja ingressar no serviço público estadual é o concurso para o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). A autarquia deverá definir a organizadora em dezembro, para que o edital seja divulgado ainda este ano, conforme o objetivo do órgão, segundo havia informado o presidente Fernando Avelino. Depois que a instituição responsável pela seleção for escolhida, o departamento não deverá demorar para que o documento seja publicado, já que a Assessoria de Imprensa do Detran já havia informado que o edital já está sendo elaborado.

Serão preenchidas 800 vagas por meio do concurso. No entanto, como a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag) autorizou o preenchimento de forma escalonada (400 em 2013 e 400 em 2014), fonte ligada ao Detran informou que o edital vai trazer oferta de 400 vagas imediatas, com a outra metade sendo preenchidas pelos aprovados no cadastro de reserva.

A seleção deverá oferecer oportunidades para os mesmos cargos que foram contemplados na última, realizada em 2009, sendo a primeira da história da autarquia destinada a essa escolaridade. Na ocasião, os candidatos puderam concorrer à carreira de assistente técnico, cujas funções eram de assistente técnico administrativo, assistente técnico de identificação civil, assistente técnico de informática e assistente técnico de trânsito.

O concurso anterior serve como base de estudo para quem pretende participar do próximo. Em 2009, os participantes foram submetidos a uma prova objetiva, que contou com questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. Somente para a carreira de assistente técnico em informática, a matéria de Inglês Técnico foi cobrada no lugar de Noções de Informática.

Os aprovados são contratados sob o regime estatutário, que garante estabilidade. A remuneração para as carreiras de nível médio é de R$1.814,01, sendo R$1.550,01 de ganhos iniciais e R$264 de vale-refeição. O prazo de validade do concurso deverá ser de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Muitos já iniciaram a preparação

Em processo de licitação para a escolha da organizadora, os interessados no concurso para assistente técnico do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) intensificam os estudos para tentar garantir uma vaga no órgão. Entre os principais atrativos está a estabilidade, já que os novos servidores serão contratados pelo regime estatutário. FOLHA DIRIGIDA ouviu alguns futuros candidatos que falaram sobre suas expectativas a respeito da seleção e dos sonhos que pretendem realizar caso consigam uma das vagas.

“Eu estudo cerca de seis horas por dia para alcançar meu objetivo. Sou de Teresópolis e venho para o Rio, única e exclusivamente, para me dedicar a este curso. Busco estabilidade e gosto muito da área administrativa. É a primeira vez que presto concurso para o órgão e quero passar de qualquer jeito! Sendo aprovada, vou realizar alguns sonhos como a aquisição da minha casa própria e a compra de um carro. Também quero viajar, pois adoro conhecer novos lugares.”
Joseli Maximiano - Técnica em segurança do trabalho, 28 anos

“Quero conquistar minha independência financeira e, pela estabilidade oferecida pelo órgão, acho que o Detran é uma grande oportunidade. Estudo uma média de três horas por dia há três meses. Sábado e domingo, costumo passar seis horas estudando sem parar. Apesar disso, também me permito um pouco menos à diversas, é claro, pois ninguém é de ferro! Esta será a primeira vez que presto concurso para o órgão, mas estou confiante de que posso conquistar uma vaga.”
Carla Gomes Nunes - Auxiliar administrativo, 30 anos

“A área de atuação é um dos grandes atrativos neste concurso para mim, mas também quero estabilidade e um salário justo. Estou estudando há três meses e me divido entre o conteúdo do concurso e as matérias da faculdade. Mas sempre que posso, principalmente nos finais de semana, mantenho o foco e me dedico integralmente. Com isso, você acaba abrindo mão de passeios. Também optei por não trabalhar, para ter mais tempo para me preparar.”
Bárbara Cristina Machado - Estudante, 22 anos

“A possibilidade de poder planejar a minha vida é o que me motiva a ingressar no Detran. Quando você tem estabilidade, fica mais fácil programar o futuro. É por isso que, além de me dedicar aos estudos no curso preparatório, mantenho o foco nos estudos em casa. Também me dedico menos ao lazer e durmo pouco, pois estudo de madrugada. Quero ter a possibilidade de comprar minha casa própria e dar uma vida melhor para minha família.”
Rafaela Barbosa Oliveira - Operadora de telemarketing, 20 anos

“Já atuo como estagiária no Detran. Conheço o funcionamento de alguns setores da autarquia e gosto muitos do dia a dia das funções. O fato de já estar dentro do órgão, de certa maneira, me estimulou a participar do concurso e tentar conquistar uma vaga, para que eu possa deixar de ser estagiária e virar uma servidora. Quero muito conseguir a aprovação para ajudar minha família e realizar outros sonhos. Por isso, me dedico muito aos estudos desde agosto.”
Thayane Lopes - Estudante, 20 anos

“Sou agente de pesquisa temporário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entretanto meu contrato será encerrado em agosto. Por isso, preciso garantir meu ‘ganha pão’. Gosto muito da área administrativa do Detran e ingressei na faculdade com o objetivo de trabalhar nesta área. Para alcançar meu objetivo, tenho estudado bastante. Uso todo o meu tempo para isso, inclusive nas viagens de percurso para o trabalho”
Matheus Abdiel Gonçalves - Agente de pesquisa, 27 anos Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.