Concurso dos Correios: professores dão dicas para quem quer uma vaga

sábado, 6 de março de 2010

Um em cada 190 brasileiros terá que enfrentar uma pedreira nos próximos meses. Trata-se do concurso dos Correios, que encerrou suas inscrições em 19 de fevereiro com nada menos do que um milhão e 35 mil candidatos para 6.565 vagas, em funções como carteiro, atendente e analista.

A disputa acirrada, entretanto, está longe de ser motivo para desânimo. O EXTRA ouviu especialistas e reuniu as principais dicas para quem quer se dar bem na seleção. E tem que correr: a previsão é a de que as provas sejam aplicadas até maio, apesar de a banca examinadora ainda não ter sido escolhida.

— O candidato já pode organizar os estudos com base nos conteúdos e no peso de cada uma das disciplinas, que foram divulgados no edital — ressalta o diretor pedagógico do curso Servidor, Paulo Estrella.

Para a autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”, Lia Salgado, os candidatos não devem se preocupar tanto com a forte concorrência.
— Isso não deve assustar quem está decidido a ser aprovado. É começar já a preparação, para sair na frente — diz a consultora.

Segunda fase exigirá fôlego
Se não bastasse a concorrência nas provas escritas, os candidatos a uma vaga de carteiro ainda terão que suar a camisa para passar no concurso. É que a segunda fase da seleção terá provas de corrida e barra fixa (veja AQUI o edital, com o que será exigido no exame físico).

Para a consultora Lia Salgado, a preparação deve começar o quanto antes:
— É preciso criar um ritmo com equilíbrio para não passar da conta. Assim, quando chegar a prova, o candidato estará pronto — explica.

DICAS:

Atenção às regras - Leia o edital com atenção para conhecer as regras do concurso.

De olhon na hora - Examine sua rotina e escolha os horários que dedicará ao estudo. Comece com uma a duas horas por dia, e vá aumentando aos poucos.

Entre em forma - Escolha três dias da semana para a preparação física. Comece com uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana. Depois passe para uma hora e, aos poucos, alterne minutos de caminhada e corrida. Isso ajudará também a ter concentração nos estudos. Lembre-se de começar ainda a fazer as barras.

Provas antigas - Estude com base no que é exigido no edital e pratique com as provas do concurso anterior para carteiro.

Saúde em dia - Faça intervalos de 15 minutos a cada duas horas de estudo, cuide da alimentação e durma bem. Tudo isso interfere no aprendizado.

Equilíbrio - Como um atleta, crie um ritmo de preparação com disciplina e equilíbrio, aumentando sempre, mas com cuidado para não exagerar.

VEJA A PROVA DO ÚLTIMO CONCURSO PARA CARTEIRO NO RIO E O GABARITO


Fonte : Jornal Extra



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.