Prefeitura do Rio define regras para concursos

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Para dar mais transparência aos concursos públicos municipais, a Secretaria de Administração do Rio de Janeiro (SMA) publica nesta quinta-feira, dia 28, uma resolução fixando as diretrizes que deverão ser seguidas pela administração. Uma delas prevê um prazo mínimo de 60 dias entre a divulgação do edital e a realização das provas.



O titular da pasta, secretário Paulo Jobim, explica que, na prática, muitas das normas já são cumpridas, mas o objetivo é ampliar a divulgação e dar mais transparência aos concursos. "Os processos seletivos são algo muito sério, porque lidamos com o sonho das pessoas, que, às vezes, lutam uma vida toda para trabalhar no serviço público.

E temos que manter o nível de excelência", diz o secretário, acrescentando que os editais de concurso já trazem muitos dos tópicos da resolução. Jobim relata que mais de 95% dos servidores da prefeitura são concursados. "Essa é uma joia que precisa ser preservada. Queremos, à medida que os concursos tenham maior credibilidade, atrair o que há de melhor no mercado", acredita.

Além dos procedimentos previstos na resolução (confira os exemplos no quadro), será permitido sugerir outras mudanças através da Ouvidoria da SMA. "O texto pode ser melhorado e conforme recebemos sugestões, vamos aprimorá-lo", ressalta. Uma das alterações que não está programada é quanto a ter computadores disponíveis para aqueles candidatos que não tenham acesso à internet.

Sobre essa sugestão, feita pela FOLHA DIRIGIDA, Jobim disse que vai analisar e, em cerca de 30 dias, poderá ter uma posição e, eventualmente, alterar a resolução. Assim, locais como as Regiões Administrativas poderiam ser usadas como pontos de inscrição em concursos. Atualmente, o atendimento é feito exclusivamente pela
internet.

Serviço
Sugestões para melhorias:
ouvidoria.sma@rio.rj.gov.br

Confira as principais resoluções

* Prazo mínimo de 60 dias entre a publicação do edital e a realização
da prova;


* Os fiscais que, majoritariamente, são servidores da prefeitura
serão treinados e capacitados a cada seis meses;

* Serão utilizados detectores de metal. Os objetos proibidos deverão
ser entregues aos fiscais na entrada das salas de aula;

* Os cadernos de prova só serão liberados nos 15 minutos finais da
prova;

* As provas só poderão elaboradas na gráfica própria e a equipe
ficará incomunicável até a entrega das provas, em local seguro.




Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.