INSS: segundo Previdência, são esperadas 2 mil vagas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência Social informou que a oferta prevista no concurso para técnico e analista do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) é mesmo de 2 mil vagas. Segundo a assessoria, o dado foi repassado pela própria direção do INSS.


No último dia 2, o vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Lisboa, havia afirmado que segundo informou a direção da autarquia, o pedido para este ano seria de 2.500 vagas.

O pedido feito ao Ministério do Planejamento, como já foi anunciado pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, é de 10 mil vagas até 2014, das quais 8 mil para técnico e 2 mil para analista. De acordo com a assessoria do ministério, a direção do INSS também não confirmou a previsão de 2.500 vagas anuais (2 mil de técnico e  500 de analista) como foi informado à Anasps.

Segundo a assessoria apurou junto à autarquia, no pedido encaminhado ao Planejamento não há um detalhamento da oferta em cada ano. A distribuição das 2 mil vagas previstas entre os cargos de técnico e analista não foi informada.

O cargo de técnico do seguro social é destinado a quem possui o ensino médio completo e proporciona remuneração inicial de R$3.280, já com o acréscimo de gratificação de desempenho. Para analista, o requisito básico é a formação superior, e a remuneração inicial, também incluindo gratificação, é de R$5.580.

No fim de abril, a Assessoria de Comunicação do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, informou que a realização do concurso ainda este ano estaria garantida por um pré-acordo com o Planejamento, com a seleção fazendo parte, portanto, das exceções abertas ao adiamento de concurso e nomeações no Executivo federal, por conta dos cortes no orçamento da União para 2011.

O acordo deveria, a princípio, ser selado em definitivo em um encontro entre Garibaldi Filho e a ministra do Planejamento Miriam Belchior que aconteceria na primeira quinzena de maio. O encontro, no entanto, precisou ser adiado e uma nova data para a sua realização estaria dependendo da compatibilidade de agenda dos dois ministros.

O vice-presidente da Anasps afirmou que a demora na autorização do concurso deste ano pode comprometer o trabalho que tem sido feito para a melhoria da qualidade do atendimento e rapidez na concessão de benefícios. "O Ministério do Planejamento tem que autorizar o mais rápido possível a realização desse concurso", reivindicou Lisboa, acrescentado que a informação que a Anasps possui é de que o INSS tem reiterado sucessivamente o pedido da seleção.

Enquanto a autorização do concurso é aguardada, a Justiça Federal de Sergipe determinou a prorrogação, por dois anos, do concurso para técnico e analista do INSS aberto em 2008, colocando em dúvida a possibilidade de realização de uma nova seleção. Entretanto, a Assessoria de Imprensa do Ministério da Previdência informou que isso não impede a abertura de um novo concurso, ficando restrita apenas a convocação de aprovados enquanto a seleção anterior estiver vigente.

A autarquia já foi notificada da decisão, mas ainda não informou se irá recorrer. A prorrogação do concurso já havia sido determinada por liminar da Justiça em Sergipe, suspensa posteriormente pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que irá julgar o eventual recurso sobre a nova decisão.

O INSS tem grande necessidade de contratação de pessoal, para fazer frente à expansão da sua rede de atendimento, que prevê a criação de 720 agências até 2014, e para reduzir o déficit atual, de mais de dez mil servidores, havendo ainda a previsão de mais de sete mil aposentadorias.    

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.