Audiência pública na Câmara vai discutir concursos e reajuste para servidores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Por sugestão da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, vai ralizar no próximo dia 24 uma audiência pública para discutir a abertura de novos concursos e perspectivas de acordo sobre reajuste salarial para os servidores públicos federais.

Entre os convidados para a audiência estão a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

A intenção da comissão é pressionar o governo a reservar recursos para essas duas demandas no oOrçamento da União de 2012, que será votado pelo Congresso Nacional até o fim de 2011. Diante da atual crise econômica internacional, o governo já sinalizou que não dará aumento salarial para o funcionalismo.

A audiência pública ocorrer no mesmo dia da marcha do funcionalismo a Brasília, que está sendo preparada pelo Condsef. O secretário-geral da confederação, Josemilton Costa, disse que a realização de concursos públicos é necessária para suprir a defasagem de servidores e para substituir terceirizados. Ele afirmou que, durante o governo Lula, cerca de 200 mil vagas foram preenchidas nos três Poderes por meio de concurso público, mas a defasagem é de quase 700 mil.

"Vamos ficar praticamente três anos sem nenhum tipo de reajuste. E os concursos públicos foram todos suspensos", disse.

O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) vai apresentar dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram folga financeira do governo suficiente para garantir o reajuste. Segundo Paulo Rubem, a equipe econômica precisa mudar a estratégia de reduzir os gastos públicos apenas com o corte de despesas com pessoal.

"Temos certeza de que há espaço para correções na folha salarial da União. Vamos colocar os números nos papéis, discutir quanto é o impacto da despesa de pessoal na receita corrente líquida e qual é o impacto da folha dentro do PIB."

A suspensão parcial de concursos na esfera federal tem afetado órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, cujo o deficit de pessoal chega a 600 funcionários. A chefe de gabinete do instituto, Maria Virgínia Alves, afirma que a sequência das pesquisas espaciais do país poderá correr riscos por causa da falta de profissionais. "O grande problema é que estamos correndo contra o tempo para conseguir manter o conhecimento adquirido dentro da instituição.no e servidores.



Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.