Metrô : diretor de RH confirma edital até dezembro

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dentro de um projeto de expansão, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) pretende realizar concursos públicos para o preenchimento de vagas em todos os cargos do seu quadro de pessoal. Segundo o gerente de recursos humanos da empresa, Alfredo Falchi, o pedido de ampliação do quadro de servidores deve ser encaminhado para o Conselho de Defesa de Capitais (Codec) nos próximos 15 dias.

O órgão deverá avaliar as condições financeiras para a contratação dos servidores e, segundo ele, somente então será possível definir a quantidade de vagas. A expectativa é de que os primeiros editais sejam divulgados até janeiro, podendo ser liberados antes, de acordo com a autorização do Conselho. "Se o andamento da expansão confirmar o que está estimado, olhando um passado recente dos últimos quatro anos, esperamos um crescimento de 10 a 12% no tamanho do quadro de funcionários que temos atualmente. Acreditamos que se realizarmos todos estes concursos que planejamos, com divulgação do edital
prevista para o final deste ano e início de 2012, teremos um quadro ideal para mais dois ou três anos", disse. A organizadora já está definida e será a Fundação Carlos Chagas. Entre os cargos, já está confirmado que haverá oferta de vagas para as carreiras de agente de estação e agente de segurança. Nos dois casos, para concorrer é necessário possuir enino médio. Os salários iniciais são de R$5,61 por hora para agente de estação e R$1.653,67 para agente de segurança.


Em evento realizado no último dia 2, o presidente do Metrô, Sérgio Henrique Passos, confirmou que novos concursos já estão sendo planejados para a companhia. A assessoria de imprensa antecipou que serão oferecidas vagas para as áreas de saúde, segurança do trabalho, operativos na área de manutenção, técnicos em diversas modalidades e cargos administrativos. Em que consiste esse planejamento? Já é possível antecipar os cargos?
O planejamento de pessoal tem dois focos. O primeiro é para a necessidade de funcionários devido ao plano de expansão. Atualmente temos um plano muito ambicioso do governo do estado, com diversas linhas. Estamos ampliando a linha cinco, teremos a expansão da linha dois, o monotrilho da linha 17, o que nos possibilita a ideia do crescimento que a rede pretende fazer. Além desse quadro de novos funcionários, precisamos de pessoal devido ao fluxo natural da empresa. Atrelamos a necessidade de pessoal conforme o andamento do planejamento de expansão e isso não será feito em apenas um momento, mas ao longo do tempo, conforme a ampliação.

Justamente por causa da expansão da rede, o Metrô já tem a previsão de quando irá realizar um novo concurso?
Ainda existem dois concursos em aberto, um para cargos técnicos em várias áreas que se encerra no final de maio de 2012, e outro para 40 de nível superior. Os seleções realizadas atenderam nossa necessidade passada, do quadro anterior. Para o futuro, haverá um redirecionamento da estrutura da companhia em função das novas linhas. Estamos concluindo um trabalho de um novo quadro de servidores do Metrô, que deve ser encaminhado aos competentes da Fazenda e do Planejamento para aprovação. Em decorrência deste novo quadro é que realizaremos novos concursos.

Qual é a previsão de divulgação de edital para estes novos concursos?
A expectativa é para o princípio do ano que vem, mas estamos trabalhando para divulgar o primeiro edital já no final deste ano. Nosso esforço está concentrado para isso, mas dependemos da aprovação do órgão competente, o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado - Codec, que é o instituto do governo que autoriza o aumento do número de cargos das autarquias e estatais. Só podemos realizar o concurso após a aprovação do novo quadro de funcionários do Metrô.

O que está previsto nesse projeto de ampliação do quadro de funcionários do Metrô? Haverá ampliação do número de vagas ou criação de novos cargos?
Não estão previstos novos cargos, mas sim novas vagas. Após a assinatura de novos contratos para ampliação da rede torna-se possível efetivamente planejar qual será o quadro de funcionários para os próximos anos. Primeiramente precisaremos de mais engenheiros para as obras, depois técnicos de estação, por exemplo, agentes de estação, ou seja, todas essas questões relativas à mão-de-obra estão prevista no planejamento que enviaremos para aprovação no Codec. Iremos precisar de mais engenheiros, agentes de estação e técnicos. No momento, preciso de mais engenheiros para construir as estações e no momento seguinte precisaremos de mais funcionários da área Operacional.

Quando o projeto será finalizado e enviado ao Codec? Qual é a previsão de retorno deste órgão para aprovação?
Estamos finalizando o projeto e pretendemos encaminhá-lo ao Codec possivelmente em 15 dias. Enviamos esta proposta para justificar a necessidade destas novas vagas, conforme a condição financeira da Companhia. Imaginamos, até pela necessidade do Metrô e pelo tamanho do programa de investimento, que a aprovação não deverá demorar muito tempo. A nossa previsão de realização de concurso é janeiro, mas, se o Codec antecipar o parecer, podemos soltar o primeiro edital em novembro ou dezembro.

O sr. poderia adiantar o que está previsto no projeto? Para quais cargos serão realizados concursos?
Os cargos são os mesmos dos últimos concursos. Precisamos de engenheiros, arquitetos, técnicos, cargos administrativos e operativos. Todo o quadro de funcionários existente hoje na companhia está sendo pedido no projeto. Basicamente, podemos generalizar que o pedido é para todos os cargos, mas não podemos adiantar a quantidade antes da aprovação do Codec.

Qual é a área que necessita de um maior número de servidores?
A maior necessidade sempre é para a área de operação. É o maior número de funcionários da empresa. São os chamados operadores de transporte metroviários (OPMs), que trabalham no bloqueio, na bilheteria, na operação dos trens, etc. É todo o quadro que enxergamos na estação e mais os agentes de segurança (AAs). Mais ou menos 70% do quadro total está na operação, o que significa 6 mil empregados. Conforme o último fechamento do mês, temos 8.786 funcionários o que representa um orçamento de 40 milhões de reais.

A área operacional, que apresenta maior necessidade de funcionários, foi solicitada no projeto que será encaminhado ao Codec?
Todas as áreas foram solicitadas, inclusive a operacional. A quantidade maior sempre será de operativos, até pela massa de mão-de- obra que existe na companhia e pela necessidade de reposição. O maior volume de funcionários está sempre na operação, pra manter a qualidade de serviço.

Quais são os valores dos salários dos cargos operacionais e quais os benefícios oferecidos pelo Metrô?
Os benefícios são os mesmos de uma empresa de grande porte, como vale alimentação, vale refeição, plano de saúde e odontológico, plano de previdência, bilhete de serviços. Os valores são iguais para todos os cargos. A atratividade é muito alta, pois a companhia tem planos de carreiras e certa estabilidade bem definidos.

Por causa da expansão e das entregas futuras de novas estações, o Metrô planeja realizar cadastro reserva para os próximos concursos?
Seguramente, será feito dessa forma. Definiremos uma quantidade específica de vagas, consolidada em termos de necessidade, mas deveremos manter essa característica de cadastro reserva. Pretendemos dividir a publicação dos editais conforme as áreas distintas, por exemplos, um documento para os operativos outro para administrativos. Isso dependerá da decisão da área técnica da nossa gerência e também da organizadora, que já está definida e será a Fundação Carlos Chagas.

A companhia tem uma previsão de quantos funcionários espera ter ao final de 2014, ano em que se encerra a gestão do governador Geraldo Alckmin? Haverá, neste período, uma constante realização de concursos?
Se o andamento da expansão confirmar o que está estimado , olhando um passado recente dos últimos quatro anos, esperamos um crescimento de 10 a 12% no tamanho do quadro de funcionários que temos atualmente. Acreditamos que se realizarmos todos esses concursos que planejamos, com divulgação de edital prevista para o final deste ano e início de 2012, teremos um quadro ideal para mais dois ou três anos. Os concursos que serão divulgados em breve deve suprir nossas
necessidades ao longo dos próximos dois anos.

LIGIA GAURI
ligia.gauri@folhadirigida.com.br


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.