Nova Iguaçu: mínimo de mil vagas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nova Iguaçu se prepara para receber novos servidores municipais. Isso porque, a Prefeitura quer  colocar na rua, até o mês de setembro, os editais dos concursos para as áreas da Saúde e da  Educação, com oferta mínima de mil vagas em cargos dos níveis fundamental, médio e superior. E esses serão, apenas, os dois primeiros a serem lançados. De acordo com o secretário de Administração, Augusto Werneck, ainda neste ano acontecerão seleções para as Secretarias de  Assistência Social e de Meio Ambiente.

Em todos os casos as contratações serão para cargos  efetivos. "Vamos criar a carreira de fiscal do meio ambiente, porque é algo muito importante e vai  institucionalizar essa secretaria. Hoje o quadro de lá é muito reduzido", explica o secretário.

Ele reconhece a necessidade e afirma que Educação e Saúde serão as primeiras áreas, pois, nestes  caso,s não há mais qualquer possibilidade de esperar. "Já chegamos ao limite das prorrogação de vários  contratos temporários. Não podemos mais ficar com essa precariedade", ressaltou Werneck.

O secretário disse que até o começo do mês de agosto será definida qual organizadora ficará  responsável pelas duas seleções e que, logo em seguida, os editais serão divulgados. Segundo Werneck, haverá vagas para os cargos de professor I (todas as  disciplinas), professor II, merendeira, auxiliar de serviços gerais, coordenador pedagógico, médico, odontólogo,  enfermeiro, além da área de apoio.

O até então impedimento para a realização dos concursos era a votação do projeto que cria alguns dos cargos, na Câmara de Vereadores. De acordo com Werneck, agora esse não será mais o problema. "

A criação de mais vagas não foi votada até hoje. Por isso, nós decidimos fazer logo o concurso, já que a maioria das  funções já existem. Depois, quando o projeto for votado, nós faremos outro concurso, para uma quantidade menor, para cargos específicos. Muitos dos cargos que têm que ser votados são referentes à Educação Infantil. Estamos no processo natural, depois da decisão da prefeita Sheila Gama estamos correndo, ao máximo. O legislativo tem as suas regras, mas também não dá para a gente aguardar para sempre.", esclarece.

Anteriormente, o secretário de Saúde de Nova Iguaçu,  Josemar Freire, chegou a anunciar uma oferta de cerca de 2 mil vagas na área de Saúde, porém esse quantitativo  não será oferecido, já que dependia de criação de cargos.

Cotas - Nesses novos concursos, Nova Iguaçu já adotará o recém-aprovado sistema de cotas para negros e  indígenas, através da auto-declaração. Serão 20% das vagas reservadas em todas as próximas seleções municipais. "Serão cerca de 200 vagas em cotas, a maior parte delas em nível superior", comemora.

Ele conta que a história da cidade está, intimamente, ligada à cultura negra. "Atigamente, éramos um território de quilombos. Até hoje, há uma presença negra imensa. É uma história muito característica e isso é uma ação afirmativa, que se dá pelo reconhecimento antropológico. Além disso, é uma reparação. Nova Iguaçu tem, na sua população, 55% de negros, então todas essas características fazem com que se justifique esse sistema. O governador Sergio Cabral também implantou as cotas no estado e nós decidimos fazer o mesmo", explica.

Outra inovação é o novo Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos, que foi aprovado há aproximadamente um mês. Werneck afirma que, a partir dele, foi criada uma instituição municipal de Recursos Humanos e treinamento de pessoal que, dentre outras tarefas, terá a função de organizar os concursos. "Neste primeiro momento, como está muito recente e temos que fazer esse concurso logo, ainda não vamos usá-los, mas, os próxima, já faremos nossas seleções com eles", finaliza.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.