MPE-RJ aplica prova de técnico no domingo, dia 27

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Neste domingo, dia 27, os 78.616 inscritos no cargo de técnico no concurso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), sendo 3.037 na modalidade de notificação e atos intimatórios e 75.579 na administrativa, estarão mobilizados para realizar a prova objetiva da seleção. Ao contrário do informado anteriormente, o exame transcorrerá das 13h às 17h (e não das 13h às 18h), pois a duração será de quatro horas.

De acordo com a Fundação José Bonifácio, organizadora (a Diretoria de Projetos e Gestão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ é a executora), o exame será aplicado nos seguintes municípios: Rio, Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda.

O local exato é informado exclusivamente no cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da organizadora. Se o candidato verificar algum erro na grafia do nome, identidade ou data de nascimento deverá informá-lo ao fiscal presente na sala de prova.

O concorrente deverá tomar cuidado com o horário, pois, embora o exame esteja marcado para as 13h, os portões serão fechados 15 minutos antes (às 12h45), para dar tempo de acomodar todos. A recomendação do coordenador da organizadora, Manoel Assunção, entretanto, é que o candidato compareça ao local às 11h45.

Será necessário levar caneta esferográfica preta ou azul e identidade original ou documento similar (o cartão de confirmação é recomendável). Não será permitido entrar na sala com armas ou aparelhos eletrônicos, como, por exemplo, celular, notebook e gravador. Caso contrário, os equipamentos deverão ser guardados.

Os candidatos serão submetidos a cinco questões de Noções de Informática (mínimo de pontos para aprovação é 1,25), 15 de Organização do MPE (18,75), 35 de Língua Portuguesa (43,75), dez de Noções de Direito Administrativo (técnico administrativo - 12,5), dez de Noções de Direito Constitucional e Administrativo (técnico de notificação - 12,5), 15 de Noções de Direito Constitucional (administrativo - 18,75) e 15 de Noções de Direito Processual Civil e Processual Penal (notificação - 18,75). Os gabaritos deverão ser divulgados na próxima segunda-feira, 28, com recursos aceitos até o dia 30 deste mês.

Mudança de local - Houve mudança em um local da prova objetiva de técnico administrativo em Campos dos Goytacazes. Quem estava alocado no Colégio Estadual Nilo Peçanha irá para a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Caso na consulta inicial tenha retornado o colégio como local da prova, será preciso reimprimir o novo cartão.


Serviço
Cartão de confirmação de inscrição: www.fujb.ufrj.br/mprj
Central de Atendimento da organizadora: 4063-4101 (telefone) e dpg.mprj@ccmn.ufrj.br
(e-mail)
Mudança de local de prova em Campos dos Goytacazes: Universidade Salgado de Oliveira (Universo) - Av. 28 de Março, 856/904, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes/RJ




Principais informações da prova

* Horário da prova: das 13h às 17h
* Fechamento dos portões: 12h45
* Conhecer o local da prova com antecedência: para evitar transtornos no trajeto ao local da prova, o candidato deve conhecer e saber como chegar com antecedência
* Documentação a ser apresentada: identidade original ou documento similar (carteiras dos ministérios militares, secretarias de Segurança, bombeiros, polícias militares e órgãos fiscalizadores de exercício profissional; passaportes; carteiras funcionais do ministério público e magistratura; carteiras expedidas por órgão público que tenham valor de identidade; e carteira de habilitação, se tiver foto). Se a identidade tiver sido roubada, o participante deverá apresentar registro de ocorrência expedido em até 30 dias
* Proibição de aparelhos eletrônicos: não será permitido entrar na sala com armas e aparelhos eletrônicos, como celular, MP3, MP4, notebook, palmtop e gravador. Caso o candidato leve algum equipamento, deverá guardá-lo e lacrá-lo em saco plástico a ser fornecido pelos fiscais
* Material a ser utilizado: caneta esferográfica preta ou azul
* Duração da prova: quatro horas
* Divulgação do gabarito oficial: 28 de novembro
* Prazo de recursos: de 28 a 30 de novembro
* Critérios de aprovação: variam conforme cargo e disciplina
* Divulgação do resultado: 6 e 12 de dezembro (resultados da prova e final do concurso, respectivamente)



Psicóloga dá dicas aos candidatos

A ansiedade e até mesmo algum nervosismo são marcas comuns dos candidatos de concursos públicos quando se aproxima o momento da prova. Com o objetivo de diminuir essas características naqueles que vão realizar o exame objetivo de técnico (de notificação e atos intimatórios e administrativo) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) neste domingo, dia 27, FOLHA DIRIGIDA entrevistou a psicóloga Marceli Ribeiro.

De acordo com a profissional, embora a última semana antes da avaliação seja o momento de revisar o conteúdo já estudado, é preciso também dar uma relaxada para otimizar ao máximo o rendimento durante a etapa.

"A última semana é para revisar a matéria e tomar alguns cuidados. Se tiver condição, estude com alguém, reveja provas e faça simulados. Pegue o gabarito e olhe o que respondeu para ver onde precisa prestar mais atenção. Isso ajuda a ter linha de raciocínio e organização mental. Mas como uma certa apreensão é comum na vida dos candidatos, tente dar uma relaxada física e se alimente adequadamente. Faça algo prazeroso e durma bem. Cansado você fica mais tenso e não consegue raciocinar com a velocidade necessária", ensina.

A psicóloga também ressalta os cuidados que devem ser tomados nos próximos dias e durante a prova. "Não deixe nada para última hora. Procure saber com antecedência o local do exame e qual condução precisará tomar. Se não puder ir a pé, o candidato deve sair com mais antecedência para evitar que o trânsito o faça perder a hora. No dia anterior, deixe o material reservado", diz.

"Leia bem os enunciados e grife as palavras mais fortes. Pule uma questão que não saiba responder, para não perder um tempo grande. Triplique o cuidado quando passar as respostas para o cartão. Por fim, reserve 30 minutos para preenchê-lo", finaliza Marceli Ribeiro.


Dicas da psicóloga Marceli Ribeiro

* Como lidar com a ansiedade: "Uma certa ansiedade e uma certa apreensão são comuns nas nossas vidas e nas dos candidatos que estão fazendo a prova. Eles precisam não se deixar paralisar pelo medo. Como se faz isso? A pessoa tem que conseguir dar uma relaxada física e se alimentar bem. Se puder, deve fazer exercício físico e ter convivência social. Faça algo prazeroso e durma bem, porque cansado você fica mais tenso e não consegue ter o raciocínio com a velocidade necessária".
* Importância de planejar com antecedência: "É preciso não deixar nada para última hora. Procure saber com antecedência o local da prova e qual condução precisará tomar. Se precisar ir de carro ou ônibus, o candidato deve sair com mais antecedência para evitar que o trânsito o faça perder a hora. Chegar cedo ao local da prova é importante porque evita agonia. E essa agonia interfere no aspecto emocional. Deixe o material reservado e veja se a caneta funciona".
* Revise o conteúdo: "Se tiver condição, estude com alguém, reveja provas e faça simulados. Pegue o gabarito e olhe o que você respondeu para ver onde precisa prestar mais atenção. Isso ajuda a ter uma linha de raciocínio e organização mental".
* Tenha atenção durante a prova: "Leia os enunciados bem e grife as palavras mais fortes para não se confundir. Pule uma questão que não saiba responder para não perder muito tempo. Responda as que você tenha mais familiaridade primeiro e depois veja as intermediárias e mais difíceis. Se for preciso adivinhar a resposta, o faça. Triplique o cuidado na hora de passar as respostas para o cartão porque, caso contrário, poderá errar várias questões".
* Organize bem o tempo: "Preencha a folha de respostas com o nome o quanto antes. Pegue o caderno de questões e leia atentamente as instruções. Reserve uns 30 minutos antes de terminar o horário para poder passar as respostas para o cartão. Essas medidas influenciam o desempenho".

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada pela informação aqui descrita!!

E parabéns pela iniciativa em ajudar concurseiros.

Sucesso a vocês em tudo que fizerem!

Um abraço,
Alessandra.

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.