Neste domingo, dia 27, os 78.616 inscritos no cargo de técnico no concurso para o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), sendo 3.037 na modalidade de notificação e atos intimatórios e 75.579 na administrativa, estarão mobilizados para realizar a prova objetiva da seleção. Ao contrário do informado anteriormente, o exame transcorrerá das 13h às 17h (e não das 13h às 18h), pois a duração será de quatro horas.
De acordo com a Fundação José Bonifácio, organizadora (a Diretoria de Projetos e Gestão do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ é a executora), o exame será aplicado nos seguintes municípios: Rio, Angra dos Reis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda.
O local exato é informado exclusivamente no cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da organizadora. Se o candidato verificar algum erro na grafia do nome, identidade ou data de nascimento deverá informá-lo ao fiscal presente na sala de prova.
O concorrente deverá tomar cuidado com o horário, pois, embora o exame esteja marcado para as 13h, os portões serão fechados 15 minutos antes (às 12h45), para dar tempo de acomodar todos. A recomendação do coordenador da organizadora, Manoel Assunção, entretanto, é que o candidato compareça ao local às 11h45.
Será necessário levar caneta esferográfica preta ou azul e identidade original ou documento similar (o cartão de confirmação é recomendável). Não será permitido entrar na sala com armas ou aparelhos eletrônicos, como, por exemplo, celular, notebook e gravador. Caso contrário, os equipamentos deverão ser guardados.
Os candidatos serão submetidos a cinco questões de Noções de Informática (mínimo de pontos para aprovação é 1,25), 15 de Organização do MPE (18,75), 35 de Língua Portuguesa (43,75), dez de Noções de Direito Administrativo (técnico administrativo - 12,5), dez de Noções de Direito Constitucional e Administrativo (técnico de notificação - 12,5), 15 de Noções de Direito Constitucional (administrativo - 18,75) e 15 de Noções de Direito Processual Civil e Processual Penal (notificação - 18,75). Os gabaritos deverão ser divulgados na próxima segunda-feira, 28, com recursos aceitos até o dia 30 deste mês.
Mudança de local - Houve mudança em um local da prova objetiva de técnico administrativo em Campos dos Goytacazes. Quem estava alocado no Colégio Estadual Nilo Peçanha irá para a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Caso na consulta inicial tenha retornado o colégio como local da prova, será preciso reimprimir o novo cartão.
Serviço
Cartão de confirmação de inscrição: www.fujb.ufrj.br/mprj
Central de Atendimento da organizadora: 4063-4101 (telefone) e dpg.mprj@ccmn.ufrj.br (e-mail)
Mudança de local de prova em Campos dos Goytacazes: Universidade Salgado de Oliveira (Universo) - Av. 28 de Março, 856/904, Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes/RJ
Principais informações da prova
* Horário da prova: das 13h às 17h
* Fechamento dos portões: 12h45
* Conhecer o local da prova com antecedência: para evitar transtornos no trajeto ao local da prova, o candidato deve conhecer e saber como chegar com antecedência
* Documentação a ser apresentada: identidade original ou documento similar (carteiras dos ministérios militares, secretarias de Segurança, bombeiros, polícias militares e órgãos fiscalizadores de exercício profissional; passaportes; carteiras funcionais do ministério público e magistratura; carteiras expedidas por órgão público que tenham valor de identidade; e carteira de habilitação, se tiver foto). Se a identidade tiver sido roubada, o participante deverá apresentar registro de ocorrência expedido em até 30 dias
* Proibição de aparelhos eletrônicos: não será permitido entrar na sala com armas e aparelhos eletrônicos, como celular, MP3, MP4, notebook, palmtop e gravador. Caso o candidato leve algum equipamento, deverá guardá-lo e lacrá-lo em saco plástico a ser fornecido pelos fiscais
* Material a ser utilizado: caneta esferográfica preta ou azul
* Duração da prova: quatro horas
* Divulgação do gabarito oficial: 28 de novembro
* Prazo de recursos: de 28 a 30 de novembro
* Critérios de aprovação: variam conforme cargo e disciplina
* Divulgação do resultado: 6 e 12 de dezembro (resultados da prova e final do concurso, respectivamente)
Psicóloga dá dicas aos candidatos
A ansiedade e até mesmo algum nervosismo são marcas comuns dos candidatos de concursos públicos quando se aproxima o momento da prova. Com o objetivo de diminuir essas características naqueles que vão realizar o exame objetivo de técnico (de notificação e atos intimatórios e administrativo) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ) neste domingo, dia 27, FOLHA DIRIGIDA entrevistou a psicóloga Marceli Ribeiro.
De acordo com a profissional, embora a última semana antes da avaliação seja o momento de revisar o conteúdo já estudado, é preciso também dar uma relaxada para otimizar ao máximo o rendimento durante a etapa.
"A última semana é para revisar a matéria e tomar alguns cuidados. Se tiver condição, estude com alguém, reveja provas e faça simulados. Pegue o gabarito e olhe o que respondeu para ver onde precisa prestar mais atenção. Isso ajuda a ter linha de raciocínio e organização mental. Mas como uma certa apreensão é comum na vida dos candidatos, tente dar uma relaxada física e se alimente adequadamente. Faça algo prazeroso e durma bem. Cansado você fica mais tenso e não consegue raciocinar com a velocidade necessária", ensina.
A psicóloga também ressalta os cuidados que devem ser tomados nos próximos dias e durante a prova. "Não deixe nada para última hora. Procure saber com antecedência o local do exame e qual condução precisará tomar. Se não puder ir a pé, o candidato deve sair com mais antecedência para evitar que o trânsito o faça perder a hora. No dia anterior, deixe o material reservado", diz.
"Leia bem os enunciados e grife as palavras mais fortes. Pule uma questão que não saiba responder, para não perder um tempo grande. Triplique o cuidado quando passar as respostas para o cartão. Por fim, reserve 30 minutos para preenchê-lo", finaliza Marceli Ribeiro.
Dicas da psicóloga Marceli Ribeiro
* Como lidar com a ansiedade: "Uma certa ansiedade e uma certa apreensão são comuns nas nossas vidas e nas dos candidatos que estão fazendo a prova. Eles precisam não se deixar paralisar pelo medo. Como se faz isso? A pessoa tem que conseguir dar uma relaxada física e se alimentar bem. Se puder, deve fazer exercício físico e ter convivência social. Faça algo prazeroso e durma bem, porque cansado você fica mais tenso e não consegue ter o raciocínio com a velocidade necessária".
* Importância de planejar com antecedência: "É preciso não deixar nada para última hora. Procure saber com antecedência o local da prova e qual condução precisará tomar. Se precisar ir de carro ou ônibus, o candidato deve sair com mais antecedência para evitar que o trânsito o faça perder a hora. Chegar cedo ao local da prova é importante porque evita agonia. E essa agonia interfere no aspecto emocional. Deixe o material reservado e veja se a caneta funciona".
* Revise o conteúdo: "Se tiver condição, estude com alguém, reveja provas e faça simulados. Pegue o gabarito e olhe o que você respondeu para ver onde precisa prestar mais atenção. Isso ajuda a ter uma linha de raciocínio e organização mental".
* Tenha atenção durante a prova: "Leia os enunciados bem e grife as palavras mais fortes para não se confundir. Pule uma questão que não saiba responder para não perder muito tempo. Responda as que você tenha mais familiaridade primeiro e depois veja as intermediárias e mais difíceis. Se for preciso adivinhar a resposta, o faça. Triplique o cuidado na hora de passar as respostas para o cartão porque, caso contrário, poderá errar várias questões".
* Organize bem o tempo: "Preencha a folha de respostas com o nome o quanto antes. Pegue o caderno de questões e leia atentamente as instruções. Reserve uns 30 minutos antes de terminar o horário para poder passar as respostas para o cartão. Essas medidas influenciam o desempenho".
1 comentários:
Muito obrigada pela informação aqui descrita!!
E parabéns pela iniciativa em ajudar concurseiros.
Sucesso a vocês em tudo que fizerem!
Um abraço,
Alessandra.
Postar um comentário