Preparação: Professor Lopes dá dicas sobre a melhor forma de estudar

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra hábito significa, dentre outras coisas, prática frequente. Algo que tem sido cada vez mais árduo desenvolver em meio a correria do dia a dia. Dividir-se entre trabalho, estudo, entre outras tarefas, é um dos fatores que tornam a vida daqueles que almejam a aprovação em um concurso público dificultosa. As 24 horas do dia não dão conta da gama de tarefas e afazeres, entretanto, para alcançar a aprovação, é preciso saber conciliar o tempo. Para os concurseiros, um hábito importante a se criar é o da leitura. Segundo a terceira edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", feita pelo Instituto Pró-livro, em 2011, cerca de 58% dos brasileiros, ou seja, 88,2 milhões, são considerados leitores, considerando aqueles que leem, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses.

Somos o que acumulamos de bagagem interior, o aprendizado é cumulativo independente de idade ou classe social, a porta para o conhecimento se abre na vontade de querer conhecer. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o professor do Instituto de Otimização da Mente, Juarez Angelo Lopes, que é pioneiro no estudo da leitura dinâmica no Brasil, afirma que dedicar um tempo a leitura e aos estudos é importante. "A rotina é importante para tudo. Se nós não contratarmos tempo para a vida, nós não fazemos nada novo. Então, disciplina, rituais e administração do tempo são importantes não só para concursos, mas para qualquer projeto de vitória. É preciso avaliar o que podemos deixar de fazer e o que precisamos fazer para alocar tempo neste projeto de estudo. É como se fosse um emprego. É um contrato com a vida, onde o salário é a vitória", afirmou o professor.

Já dizia o poeta Mário Quintana que os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. Para além do conteúdo programático, um bom concurseiro apega-se às letras e suas junções e faz da leitura o ponto de partida para o estudo. E o professor afirma que há uma diferença entre ler e estudar. "Antes de lermos qualquer coisa temos que nos perguntar porque estamos lendo, qual é o objetivo. Há uma grande diferença entre ler e estudar. A leitura nem sempre está ligada ao compromiss. Já o estudo está ligado ao objetivo de alcançar o que eu preciso saber e dessa parte perceber o que eu não sei", explica Juarez Lopes, acrecentando: "A mente é como um site de busca, se você disser o que está procurando, ela acha. Se você lê procurando nada, sem um foco, você não acha nada. O ideal é começar a estudar pelas dúvida. Leitura não é estudo, você usa a leitura para estudar. O estudo é muito mais do que isso. É questionar, interpretar, e também fazer resumos, o que é fundamental."

O especialista em leitura dinâmica ainda ressalta: "A preocupação do estudante não é mais aprender, é passar direto. O aluno hoje decora, não memoriza. Há uma diferença entre decorar e memorizar. Os dois usam a repetição, mas quando você repete sem enteder, você decora. Agora, se você repete após entender, você assimila." O professor comentou que desenvolveu um curso para memorização e assimilação de estudo, em que o candidato parte do lugar em que existe o conteúdo que será abordado no concurso, ou seja, o edital. Segundo ele, por melhor que seja um curso, nele serão apresentadas dicas. A responsabilidade pelo aprendizado não é da instituição e sim do aluno.

"É preciso um objetivo e saber interpretar e analisar criticamente uma prova. Nenhum macete funciona se você não tiver entendido, assim como nenhum macete substitui o conhecimento", disse. Ainda com o hábito da leitura e uma rotina de estudos, muitos se preocupam com a quantidade de conteúdo a ser estudado, mas uma boa dica é saber contextualizar e associar. Para Lopes, é importante criar uma ponte entre a memória e o conteúdo. Tudo o que vemos e ouvimos fica memorizado, nada se perde. A questão é saber acessar depois a informação. "Procurem um concurso que, além de dar o retorno finaceiro, também os realize como ser humano. Existem pessoas que estudam tanto para um cargo e depois, quando conseguem, passam a vida reclamando", falou o professor.

Evento - O professor Juarez Lopes ministrará nesta segunda-feira, dia 13, a partir das 19h, e nesta terça, dia 14, às 19h30, a palestra com o tema "Leitura Dinâmica". Lopes falará dos benefícios da leitura dinâmica na vida das pessoas, ensinando técnicas de leitura dinâmica aos alunos, entre outros assuntos. Com entrada gratuita, o evento acontecerá em Porto Alegre, no Ritter Hoteis, e em Novo Hamburgo, na Escola Conquistadora, na terça.

Serviço
Palestra: Porto Alegre - Ritter Hoteis: Largo Vespasiano J.Veppo, 55; Novo Hamburgo - Escola Conquistadora: Rua General Ozório, 581, Hamburgo Velho. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.