Bombeiros-PE: Professor de português diz que uso de dicionário é fundamental

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A palavra de ordem para os interessados em participar da seleção para o Corpo de Bombeiros é disciplina. De acordo com o professor de Língua Portuguesa da Academia do Concurso, Robson Moraes, quem quer alcançar a aprovação deve ser disciplinado, e organizar uma rotina de estudo, no qual fique bem definido quanto tempo diário será decicado à preparação. Com o edital previsto para janeiro de 2013, o professor alerta que o início dos estudos devem começar o quanto antes, mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado. "Neste caso, quem pretende disputar e ganhar uma vaga deve estudar através de provas anteriores e simulados disponíveis na internet", diz ele.

As provas de Língua Portuguesa geralmente cobram interpretação de texto e gramática. Segundo o professor, na parte de interpretação são cobrados textos relacionados a temas atuais como o caso do Mensalão e assuntos ligados a questões ambientais e sustentabilidade como o Efeito estufa, por exemplo. Por isso, ler jornais e revistas para manter-se sempre atualizado é essencial para realização de uma boa prova.

Já com relação à parte gramatical, Robson aconselha uma atenção maior aos seguintes conteúdos: orações, concordância, regência, crase, conjunções, plural de palavras compostas, pronomes relativos e o uso de pronomes. Com relação a reforma ortográfica, realizada em 2009, o professor aconselha cautela na escrita para se evitar erros ortográficos que eliminam muitos candidatos.

Para o auxílio na hora dos estudos, ele indica o uso de gramáticas de autores como o Nilson Teixeira de Almeida ou ainda a leitura do livro "Interpretação e Semântica para Concursos" do Marcelo Rossental. Além disso, para otimizar ainda mais a preparação o professor recomenda estudar com dicionário e todo o material que for utilizar ao lado para evitar levantar e perder a concentração. "O local de estudo deve ser tranquilo, permitindo assim que o candidato tenha atenção no que está lendo facilitando a concentração", afirma ele.

Sobre a Redação, Robson diz que não há mistério, pois em concursos são cobrados textos dissertativos que devem conter uma estrutura básica composta pela introdução, desenvolvimento e conclusão. O tema da redação normalmente está ligado ao que já foi abordado ao longo do exame. "A redação deve ter de 3 a 5 parágrafos que mostrem os argumentos relacionados aquele tema. Um macete é estar atento às causas do assunto abordado. Ou seja, citando no mínimo três causas de porque aquilo acontece seu texto estará pronto", declara o professor. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.