GM-Rio: Reeleição de Eduardo Paes aumenta expectativa pelo edital de 2 mil vagas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Com a reeleição de Eduardo Paes, cresce a expectativa pela abertura do concurso para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). O prefeito havia informado à FOLHA DIRIGIDA, no final do mês passado, que o edital seria divulgado ainda este ano. Inicialmente, o concurso vai oferecer 2 mil vagas de guarda, cargo que exige nível médio. Se os requisitos da última seleção forem mantidos, será preciso que os candidatos tenham entre 18 e 30 anos, estatura mínima de 1,65m (homens) ou de 1,60m (mulheres) e carteira de habilitação na categoria B. A remuneração é de R$1.824,28, incluindo vale-alimentação, auxílio-transporte e encargo de risco. A carga de trabalho é de 44h semanais.


O professor de Língua Portuguesa Márcio Coelho, que leciona na Academia do Concurso, orienta os candidatos a iniciarem a preparação o quanto anos. Segundo ele, a disputa para a seleção da GM-Rio deve ser acirrada e os interessados não devem estudar a disciplina superficialmente. "Os alunos devem ler atentamente o edital do certame anterior, refazer as provas (prestando atenção nas tendências da banca) e caso haja dúvidas, os concurseiros podem utilizar das gramáticas do Evanildo Bechara e Celso Cunha."


Para ajudar os futuros candidatos, o especialista fez uma avaliação da prova objetiva do último concurso, realizado em 2011. "Foram privilegiadas questões de interpretação, semântica e alguns pontos de gramática. A banca da prefeitura tem por hábito cobrar a gramática textual, isto é, as questões, em geral, são baseadas no texto", disse. Além de afirmar que os concurseiros precisam prestar muita atenção nos detalhes do texto, o professor destacou os pontos que devem ser cobrados pela banca nesta próxima seleção. "A banca costuma fazer uma divisão adequada ndo conteúdo, ou seja, trabalha com questões de compreensão de texto, semântica e, ainda, valoriza concordância, regência, crase, pontuação, estilística, pontuação, acentuação, ortografia, classe gramatical e análise sintática. Vale ressaltar que a organizadora dos concursos da Prefeitura do Rio também cobra alguns pontos que não são tão visíveis em outras bancas, como fonética", orientou.


No último concurso realizado pela GM-Rio, além de Língua Portuguesa foram cobradas as seguintes matérias: Direito Administrativo e Constitucional, Direitos Humanos e Cidadania, Ética do Servidor na Administração Pública e Informática. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.