Concursos: DPU vai cobrar explicações sobre procedimento na Redação do Enem

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Um procedimento adotado pelo Inep pode trazer problemas para a parte de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova, aplicada no domingo, dia 4, logo abaixo do espaço para o candidato fazer a versão final de seu texto, havia um campo no qual o inscrito precisava informar seu nome completo e seu CPF.

Informado sobre o problema pela FOLHA DIRIGIDA, o defensor público federal Daniel Macedo, da Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU-RJ), explicou que o procedimento fere o princípio da impessoalidade, que determina a não-identificação do candidato nas folhas de resposta de concursos públicos. De acordo com ele, será aberto, nos próximos dias, um processo administrativo para averiguar o que de fato ocorreu.

Macedo informou que enviará um ofício ao MEC para que o órgão preste, em até 10 dias a contar do recebimento do documento, os devidos esclarecimentos. "Primeiro queremos averiguar o que aconteceu e o motivo. Depois, a partir das respostas, pensaremos o que será feito. Mas se for constatado, pode ser necessário ajuizar uma ação civil pública. Acreditamos na lisura do Enem, mas, em tese, isso pode viabilizar o favorecimento de algum candidato em conluio com alguém da correção", falou, ressaltando que ainda é cedo para falar em anular a Redação.

A identificação de redações não é um procedimento usual em vestibulares. Em geral, não há espaço para o candidato assinar o texto e a identificação da pessoa à qual é atribuída a nota é feita a partir do número de inscrição. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, quando fazia seu vestibular isolado, ia além: era gerado um algoritmo, a partir do número de inscrição, a partir do qual era identificado o autor.

Há situações em que o candidato é até mesmo eliminado, caso assine o texto, mesmo inadvertidamente. O objetivo deste tipo de postura, em geral, é não deixar qualquer margem de dúvida quanto à imparcialidade dos corretores, na hora da avaliação dos textos.

Os cartões de resposta das provas objetivas até costumam ser identificados. Mas, neste caso, a correção é por um equipamento de leitura óptica, ao contrário da redação, onde uma banca avalia o texto. No caso do Enem, era possível ter acesso à identificação completa do candidato em dois momentos. Isto porque a folha onde o inscrito deveria fazer a redação era a mesma do cartão de resposta, que ficava no verso.

O procurador da República Oscar da Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, ressaltou que vai analisar um possível problema na folha de redação do exame, já que a existência de campo para assinatura do candidato é algo incomum e que isto pode trazer problemas. O mais esperado é que, nesta parte da avaliação, não fosse possível saber o autor do texto.

"A prova (de Redação) não pode ser identificada. Esse é um princípio básico presente em todos os concursos públicos. Eu ainda não possuo muita informação sobre esse fato, mas, se a área para a assinatura e para o CPF do candidato não forem destacáveis, essa ação fere o princípio de impessoalidade", diz o procurador Oscar da Costa Filho.

O procurador afirmou que ainda vai colher mais informações sobre o caso para então tomar alguma decisão. Oscar da Costa Filho é procurador da república há mais de 20 anos e já conseguiu invalidar vestibulares no Ceará. Segundo ele, se confirmado, o problema é grave. "Eu vou procurar saber informações sobre isso. Essa investigação deve ser feita por etapas. Acho que é um erro primário do MEC. Isso é um problema porque fere o princípio da impessoalidade. Se você identifica o candidato, a prova fica maculada. Não existindo a impessoalidade, você pode criar privilégios, você pode criar favorecimentos, como também criar prejuízos para diversos candidatos. Fere o princípio da impessoalidade e da igualdade", explica o procurador.

O candidato entrou em contato com a FOLHA DIRIGIDA e informou o problema ficou com receio de identificar-se justamente pelo fato de seu nome estar exposto na prova. Para ele, o anonimato deveria ser preservado. "A redação, diferente das respostas de múltipla escolha, será corrigida por pessoas. Por isso, é de vital importância o direito do anonimato do candidato. O anonimato garante a imparcialidade do profissional da banca que vai corrigir. E quando o corretor pegar minha prova de redação, terá acesso a todos os meus dados. Com isso, a imparcialidade de quem corrigir a prova fica em dúvida."

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 foi realizado por mais de 4,17 milhões de candidatos neste sábado, dia 3, e no domingo, dia 4. O exame já havia tido problemas nas últimas três edições. Em 2009, a prova foi furtada meses antes de ser aplicada; em 2010, o problema foi com a impressão nos cartões de resposta e em parte dos exemplares dos cadernos de provas; em 2011, foi o fato de parte das questões da prova ter sido aplicada em um pré-teste, ainda em 2011, ao qual professores de um colégio do Ceará tiveram acesso.

A FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o Inep para confirmação do problema para saber se os corretores terão acesso às informações sobre os candidatos, na hora de avaliarem o texto. Ainda não foi encaminhada nenhuma resposta. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.