Ameaça aos Concursos Públicos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Concurseiros de plantão, temos que ficar alerta sobre este assunto. O presidente da confederação dos servidores públicos do Brasil (CSPB), João Domingos, considera que a obrigatoriedade dos concursos, consolidada pela constituição em vigor há mais de 21 anos, vem sendo bastante desrespeitada, apontada como, “pragas da administração publica” os terceirizados e os comissionados. E o dirigente vai mais longe, ao denunciar um modelo que visa a acabar com os concursos, o que deixamos à reflexão dos leitores.



Falando à coluna, João Domingos observou que o modelo patrimonialista de serviço público, aquele em que o patrimônio publico era considerado propriedade do governo, um verdadeiro imperador, existiu até a década de 20, quando evoluiu para o burocrático. Esse vigorou na sua plenitude até o fim da década de 80, tendo como principal característica o controle dos procedimentos e resultados pela legislação.
“É esse modelo, por exemplo, que tem exigência de concurso, das licitações e do principio da legalidade, protegendo da corrupção, do nepotismo e das interferências externas, por que o executivo está sempre passando pelo crivo do legislativo e o judiciário que julga os excessos.”

Prioridade ao Resultado

Prossegue o presidente da CSPB: “No entanto, o Brasil, hoje, passa por uma fase de transição entre esse modelo, o ideal para um país em crescimento, é o modelo gerencial, no qual o controle não se dá mais pela legalidade, mais pelos resultados, ou seja, está trazendo parâmetros da administração de mercado de trabalho para administração publica, voltando à época do patrimonialismo." Segundo João Domingos, isso já foi implantado parcialmente no Distrito Federal, alem de alguns estados, como Goiás, Rio grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, Domingos refere-se às recentes contratações não amparadas pela lei, entre outras, as temporárias e as de terceirizados, inclusive por intermédio ONG, e de organizações sociais, situações em que o funcionário não tem estabilidade.
“Esse modelo visa, inclusive, a acabar com os concursos públicos. Há uma guerra entre 2 modelos, e a CSPB defende o burocrático-cientifico, com modernização, tecnologia e capacitação.”, encerra o dirigente.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.