Executivo: 9.712 vagas em novos concursos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mais uma comprovação de que o cenário de concursos públicos continuará alta no próximo ano é que o Projeto de Lei Orçamentária para 2011 (PLOA) do governo federal, que prevê 9.712 vagas em novos concursos, cujos editais ainda serão divulgados. Segundo a FOLHA DIRIGIDA apurou, as oportunidades serão, principalmente, para as áreas Social e Ambiental. Este número poderá ser ainda ampliado, tendo em vista que este quantitativo refere-se apenas ao Poder Executivo.


O número é resultado de um levantamento feito pela Secretaria de Gestão do Ministério Planejamento que aponta os seguintes dados: criação total de 24.605 vagas no Executivo, sendo 19.672 para concursos em 2011 (16.052 em cargos já existentes e 3.620 em novos).

Dessas 16.052 vagas, 1.689 oportunidades estão garantidas a quem já participou de concursos e aguarda o provimento; 2.651 para a substituição de terceirizados; 2 mil para uma reserva técnica em caso de emergências e, finalmente, os 9.712 previstos para as novas seleções.

Aparentemente, os dados são complicados, mas quando o orçamento virar lei (devendo ser aprovado no Congresso até 15 de dezembro) permitirá a admissão de milhares de aprovados e, ainda, a abertura de novas vagas em todo o país. Vale ressaltar que essas chances não incluem os demais poderes, estatais e as esferas estaduais e municipais.

Segundo o PLOA, estão programadas também 5.159 cargos para o Judiciário e duas para o Legislativo. Há ainda 10.482 cargos no Ministério Público da União (MPU) e 301 no Conselho Nacional do Ministério Público.

Na mensagem enviada ao Congresso, o presidente Lula justifica que a criação dos 40.549 cargos (total em todos os poderes) é fruto da reestruturação de carreiras e aumento da demanda por melhores serviços públicos.

"O governo federal reestruturou diversas carreiras, aumentando salários, e adotou um calendário de concursos públicos para prover cargos nas área de Educação, Justiça, Saúde, Segurança, Fiscalização, etc. Esse calendário prevê a realização de concursos escalonados ao longo de vários anos de forma a criar um fluxo contínuo de entrada de novos servidores", diz o texto.

Somente de 2003 a 2009 foram autorizadas 176.120 vagas para preenchimento via concurso público, correspondendo ao ingresso de 118.933 servidores. Na prática, houve um aumento de 67.152 trabalhadores. Segundo a mensagem presidencial, para 2011 prossegue o esforço de substituir terceirizados e fortaler o serviço público federal.     




Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.