Defensoria-TO: concurso está suspenso

sábado, 13 de novembro de 2010

Por recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), a Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) suspendeu temporariamente o concurso que visa ao preenchimento de 374 vagas para os níveis médio, médio/técnico e superior. Segundo a Assessoria de Comunicação da defensoria, a suspensão ocorreu por uma irregularidade em um termo no contrato com a organizadora, mas a alteração já foi feita e encaminhada ao TCE-TO. O concurso deverá ser reaberto logo após a autorização do Tribunal de Contas, caso não haja outras irregularidades, e as inscrições serão reabertas com um prazo maior.


Em comunicado oficial, o presidente da comissão do concurso e defensor público, Arthur Luiz Pádua Marques, informou que não há fraude no processo de realização do concurso e que todas as dispensas foram protocoladas e estão respaldadas por lei. "Estamos neste momento dando um retorno à sociedade, aos 25 mil candidatos já inscritos, reforçando a nossa seriedade na realização deste concurso que vai suprir a demanda de servidores efetivos no quadro da defensoria. Vamos cumprir todas as determinações do TCE ainda nesta semana e esperamos que o Tribunal de Contas também seja ágil, principalmente levando em consideração as 25 mil famílias de pessoas inscritas e que sonham com a aprovação", reforçou o defensor.

A seleção encontrava-se com inscrições abertas, que iriam até o próximo dia 11. Inicialmente eram 375 vagas, porém após uma retificação a oferta foi reduzida para 374, com a retirada de uma vaga para analista em gestão especializado – Serviço Social. Também foram feitas alterações no conteúdo programático.

A maior parte das vagas do concurso é para o cargo de assistente de defensoria pública, que requer apenas o nível médio. São 112, sendo oito para portadores de necessidades especiais. As remunerações variam entre R$1.200 e R$3.300, para jornada de 40 horas semanais. Todos os candidatos realizarão a prova objetiva e os participantes de nível superior ainda responderão a prova discursiva.

O resultado final da seleção estava marcado para o dia 20 de dezembro, com previsão de convocação dos aprovados no início de 2011. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Esse será o primeiro concurso para o quadro administrativo da defensoria. Atualmente o quadro é composto por funcionários cedidos do Poder Executivo.

Candidatos devem aproveitar para estudar mais

Apesar de suspenso o concurso para a DPE-TO, os inscritos não devem desanimar. O período em que a seleção está paralisada deve ser aproveitado pelos candidatos para ganhar mais tempo nos estudos. Inicialmente a prova objetiva seria realizada no dia 12 de dezembro, porém a data deve ser adiada. Serão aplicadas 80 questões para todos os candidatos.

A avaliação será dividida entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, História e Geografia do Tocantins, Legislação da DPE-TO e Conhecimentos Específicos. Será aprovado aquele que obtiver aproveitamento de,
pelo menos, 40% da prova. O exame será realizado nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas.

A professora e proprietária do curso FMB em Palmas, Ana Paula Biage Barboza, afirmou que quem já possuir alguma base de referência conseguirá ser aprovado na seleção. Ela conta que o uso de provas anteriores pode direcionar melhor o candidato no estudo.


"Nas disciplinas de Direito, são assuntos mais recentes e tratados em súmulas e jurisprudências do STJ ou STF. No caso de Direito Constitucional: Direitos e Garantias Fundamentais, a competência da Defensoria deve estar na ponta da língua. Quanto à disciplina de Português, a Copese, banca examinadora desse concurso, na prova do Concurso do MPE-TO, trouxe na maioria questões de gramática da Língua Portuguesa", contou.

Uma dica importante, segundo a professora, é organizar o estudo e manter o controle emocional. "Para fazer uma boa prova são necessários dois requisitos: muito estudo conjugado com controle emocional. Na organização do roteiro de estudo, a dica é dividir o dia com pelo menos três disciplinas, para não cansar e acabar não absorvendo o conteúdo. Para os que vão fazer um curso preparatório, conjuguem as aulas do curso com revisões domiciliares. Ninguém aprende somente nas aulas. E mais, o conhecimento não é descartável, é cumulativo", disse.

Os candidatos de nível superior, aprovados na primeira fase, ainda responderão à prova discursiva no mesmo dia, a qual valerá até dez pontos. Serão analisados pontos de adequação ao tema proposto, coesão, coerência, adequação à coletânea e ao tipo de texto. O exame deverá ser escrito em tipo de texto dissertativo e será corrigido por dois avaliadores independentes. O resultado final da seleção está marcado para o dia 20 de dezembro, com previsão de convocação dos aprovados no início de 2011.



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.