TJ-RJ: Sind-Justiça cobra concurso em várias áreas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entre os concursos mais aguardados para este ano está o do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Embora o novo presidente, desembargador Manoel Alberto Rebêlo, tenha confirmado a urgência na reestruturação do quadro, os representantes sindicais temem que mais uma vez o anúncio não seja concretizado, a exemplo do ocorrido na administração anterior.

Na época, foi confirmada a contratação de novos servidores, mas o plano não foi efetivado em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece um limite para os gastos com o funcionalismo público.

Para a vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Sind-Justiça), Marta Barçante, o anúncio de novas seleções para o tribunal é sempre bem-vindo, uma vez que a sobrecarga de trabalho tem afetado a saúde dos profissionais.


"As administrações sempre prometem novos concursos. No entanto, no decorrer da gestão, isso cai no esquecimento. O novo presidente já falou da necessidade de seleção para a magistratura e reconheceu que existe também a falta de funcionários nas demais carreiras. O que se espera é que haja equilíbrio nessas decisões", afirma.

Segundo a sindicalista, a convocação dos aprovados no último concurso para técnico e analista judiciários amenizou a carência de pessoal, mas não resolveu o problema.

"Ainda podemos observar vacância em muitos cartórios. Além de técnico e analista, hoje há uma grande necessidade de psicólogos, assistentes sociais, comissários e oficiais de justiça, que não contam com novos profissionais há mais de cinco anos. Esse déficit tem sobrecarregado muito os profissionais dessas áreas e prejudicado o atendimento à população", lamentou Marta Barçante, alertando que hoje a defasagem no quadro do TJ-RJ é de cerca de mil servidores.

Ainda de acordo com a sindicalista, esse déficit se deve, principalmente, à grande rotatividade de pessoal em virtude dos baixos salários. Segundo ela, para que o Judiciário tenha condições de desenvolver suas atividades com eficiência e celeridade, além de ampliar o quadro de pessoal, é necessário investir em projetosvisando à valorização dos servidores.

"A realidade do tribunal não mudou muito nos últimos anos. Continuamos com salários muito defasados, e isso faz com que os profissionais busquem melhores oportunidades, principalmente na Justiça Federal, que está pagando o dobro", ressalta.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.