Além do magistério, a Secretaria de de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) vai realizar também um concurso para a área de apoio. O objetivo é oferecer 300 vagas no cargo de técnico administrativo, que exige apenas o nível médio. A remuneração ainda será informada. Segundo a secretário da pasta, Wilson Risolia, o objetivo é divulgar o edital em março.
Inicialmente, a Secretaria de Educação precisará encaminhar para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de lei criando a carreira. Segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, a matéria está sendo avaliada pela subsecretaria de Gestão de Pessoas e em breve deverá ser encaminhada para votação na Alerj. Diversos parlamentares ouvidos pela FOLHA DIRIGIDA já garantiram que irão aprovar o projeto tão logo ele chegue à Casa.
Por isso, os especialistas recomendam que os futuros candidatos, que aguardam com expectativa pela seleção, já autorizada pelo governador Sérgio Cabral, não esperem pela divulgação do edital para iniciar os estudos. Para o professor Marcio Coelho, do curso Academia do Concurso, no primeiro momento é preciso focar nas matérias básicas, como Português, Raciocínio Lógico e Informática.
"A prerrogativa para todo e qualquer concurso é o estudo antecipado. Como o edital está previsto para março, os interessados não podem perder tempo, pois não terão tempo hábil para uma preparação adequada. Como o candidato não sabe o que será cobrado no programa, o ideal é iniciar pelas disciplinas básicas, recorrentes em todos os concursos", ressalta.
Ainda de acordo com a especialista, o conteúdo programático exigido para os cargos de nível médio (agente administrativo e inspetor de alunos), no concurso para a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), pode servir como guia preliminar de estudo. Além disso, ele ressalta que, por ser um órgão estadual, a expectativa é que a Fundação Ceperj seja escolhida para organizar a seleção.
"O programa da seleção da Faetec, que também é ligada à Educação, pode ser um bom material de estudo. Além disso, os candidatos podem avaliar o perfil da banca através da resolução das provas desses dois cargos. Tendo esta base, após a divulgação do edital, os participantes poderão focar apenas nas matérias que forem incluídas", afirma.
Fonte : Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário