INSS vai recorrer contra prorrogação da validade

terça-feira, 21 de junho de 2011

A decisão do INSS de recorrer da sentença por meio da qual a Justiça Federal do Sergipe (JF-SE) determinou a prorrogação da validade do concurso para técnico e analista da autarquia realizado em 2008, como informou a Assessoria de Comunicação do Ministério da Previdência Social, irá, indiretamente, eliminar qualquer impedimento legal para a realização do novo concurso para os dois cargos, cuja autorização é aguardada para este ano.

Isso porque, segundo juristas consultados pela FOLHA DIRIGIDA, o recurso utilizado nesse caso é a apelação, com efeito suspensivo sobre a decisão da primeira instância. Caso não houvesse o recurso, a abertura do novo concurso poderia ser questionada, uma vez que a Lei 8.112/90, no segundo parágrafo do seu artigo 12, determina que "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado".

Embora haja controvérsias sobre a partir de quando o novo prazo de validade começaria a contar - há juristas que defendem que isso só acontece somente após o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso -, a não suspensão dos efeitos da decisão proferida pela Justiça Federal do Sergipe já seria suficiente para abrir espaço para tentativas de impugnar a nova seleção, quando aberta.

Com a apelação, será necessário aguardar a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que julgará o recurso, para saber se a determinação da primeira instância será confirmada ou anulada. E apesar do próprio TRF5 já ter suspendido anteriormente os efeitos de liminar por meio da qual foi determinada a prorrogação da validade - por considerar que a prorrogação é ato discricionário da Administração Pública, não cabendo a intervenção do Poder Judiciário -, não há como prever se o tribunal irá se manifestar da mesma forma desta vez.

Para o professor de Direito Administrativo Ricardo Neiva, do curso Unijur, de Brasília, especializado na área jurídica, a decisão de prorrogar ou não a validade do concurso é ato discricionário do INSS. "A não ser se houvesse candidatos aprovados dentro do número inicial de vagas. Aí o INSS seria obrigado a prorrogar a validade do concurso", explicou. "Em regras, a Justiça entende que, nesses casos, não há direito à prorrogação, uma vez que já foram chamados todos os aprovados dentro do número de vagas".

Dois dos fatores que podem fazer com que seja mantida a decisão de prorrogar a validade do concurso é, segundo os juristas consultados, a grande necessidade que a autarquia possui de contratar mais servidores para a sua área de atendimento, o que é de interesse público, e a existência de forte jurisprudência no sentido de garantir a convocação dos aprovados em concursos, mesmo que classificados em posição superior ao número de vagas oferecidas na seleção.

Outro motivo de esperança para os excedentes do concurso de 2008, é o fato de que a própria Administração Pública possuie ferramentas que permitem a convocação de aprovados além do número original de vagas do concurso, como se viu no caso da seleção para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado em 2008. No último dia 8, a presidente Dilma Rousseff autorizou, por meio de uma Exposição Interministerial de Motivos, elaborada pelos Ministérios da Justiça e do Planejamento, a nomeação de mais 200 aprovados no concurso.

A permissão presidencial foi necessária, uma vez que já haviam sido convocados os aprovados até o limite de 50% a mais do que a oferta inicial do concurso, que foi de 340 vagas, e levou em consideração a necessidade de pessoal do órgão.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.