Seeduc: em agosto, mínimo de 3.500 vagas de professor I

terça-feira, 12 de julho de 2011

Os interessados em ingressar no magistério estadual devem ficar atentos, pois a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) se programa para realizar, em agosto, mais um concurso para professor I (do 6º ao 9º ano e ensino médio). A oferta inicial deverá ser de, pelo menos, 3.500 vagas, e para concorrer será preciso comprovar licenciatura plena na disciplina escolhida.


Segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, a área pedagógica está realizando um estudo junto à categoria sobre a alteração na carga horária e, consequentemente, nos vencimentos dos docentes. O setor informou que o projeto que cria as vagas será encaminhado à Assembleia Legislativa (Alerj) após o recesso parlamentar, para ser votado.

Paralelamente, a secretaria dará início ao processo de escolha da organizadora. Este mês, o salário-base do professor de 16 horas semanais passa de R$765,66 para R$836,10. Os habilitados serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade no serviço público.

Ainda de acordo com a assessoria, também estão sendo definidas as disciplinas que serão contempladas. No entanto, a expectativa é que haja oportunidades para aquelas que apresentam maior carência, como Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Grande evasão - Para a presidente da União dos Professores Públicos no Estado (Uppe-Sindicato), Teresinha Machado da Silva, o quantitativo anunciado não suprirá a carência de profissionais, principalmente em virtude das exonerações a pedido. Segundo ela, o baixo salário, o não cumprimento dos direitos do professor e a falta de perspectivas de carreira sólida e aposentadoria digna são os principais motivadores da evasão.

"Este ano, a rede já perdeu 1.269 professores, só por exoneração a pedido. Essas solicitações acontecem, principalmente, nas primeiras referências do plano de carreira. São professores recém-chegados, que abandonam o magistério por não conseguirem o sustento com o salário que recebem", afirma.

A sindicalista destacou ainda as aposentadorias, que totalizam 2.168 só este ano. Além disso, há outras formas de afastamento, como exoneração ex-ofício, demissão e readaptação, que elevam o déficit para 6.570 professores.

"A cada mês, cerca de 900 professores deixam a rede. A nossa preocupação é muito grande quando se percebe que toda essa perda não vem sendo compensada com novos profissionais", ressalta.

Em relação à carga, Teresinha Machado acredita em uma proposta de ampliação de 16 para 22 horas semanais. "A Uppes é contrária a uma alta carga horária. Essa proposta seria a mais adequada. Mais do que isso, seria imprudência", diz.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.