ANP: professora indica tópicos a serem estudados

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) prepara concurso para preencher 152 vagas. Segundo a Associação dos Servidores da ANP (Asanp), as oportunidades estão distribuídas pelos cargos de especialista em Regulação de Petróleo (115), analista administrativo (22) e especialista em Geologia e Geofísica (15). A solicitação da agência está sob análise do Ministério do Planejamento (MPOG), que ainda não informou se dará ou não o aval para a realização da seleção.

Os cargos de analista administrativo e de especialista em Regulação exigem o nível superior (diversas áreas). Já a função de especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo requer graduação em Geologia ou Geofísica. A remuneração inicial varia de R$9.263,20 a R$10.019,20.

O último concurso da ANP ocorreu em 2011 e foi organizado pela Fundação Cesgranrio. Na ocasião, a oferta foi de 325 vagas, que contemplaram os cargos de especialista em Regulação de Petróleo, analista administrativo e especialista em Geologia e Geofísica, além de funções de nível médio. O exame consistiu em questões objetivas de Português, Inglês, Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, com aprovação condicionada à obtenção de, pelo menos, 50% dos pontos. Posteriormente, houve uma avaliação de títulos (somente para o nível superior).

A professora Elaine Ribeiro, autora do livro Direito do Petróleo, Gás e Energia, diz que já é preciso iniciar os estudos, pois a concorrência será acirrada, haja vista que a última seleção da agência mobilizou 72.117 candidatos. Segundo ela, os cargos que devem atrair o maior número de candidatos são os de analista administrativo e especialista em Regulação Geral 1 e 2, que aceitam graduados em diversas áreas.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Elaine Ribeiro fez uma análise da prova aplicada no último concurso. "Foram muitas questões sobre a letra da lei. Em geral, a prova mesclou vários pontos do conteúdo programático", disse. "Geralmente, a banca foca nos atributos específicos do setor, tais como, CID, Royalties e participações especiais", ponderou.

A professora ainda deu mais orientações: "É bom que o candidato leia sobre as novas legislações que tratam do Direito de Gás e dos contratos de partilhas, da criação do Pré-Sal Petróleo e sobre o novo marco legal para área do Pré-sal. Inclusive, estudar a formação da ANP e das características que permitem a agência ter autonomias financeiras, políticas e técnicas".

Ademais, ela informou os tópicos mais recorrentes nas provas. "Existem alguns pontos que fazem o candidato garantir, pelo menos, 60% da prova. Por exemplo, ele tem que ter uma base boa de Direito do Consumidor, Defesa da Concorrência. É preciso saber bem, de forma atualizada, sobre a Legislação da Indústria do Petróleo, Legislação do servidor público, inclusive para os cargos de agências reguladoras, além dos Fundamentos do Direito Ambiental, Penal", afirmou


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.