PF pode aplicar suas provas ainda este ano

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Segundo a Assessoria de Imprensa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, existe a possibilidade das provas do concurso para agente e papiloscopista da Polícia Federal (PF) serem realizadas ainda este ano. Para isso, no entanto, será necessário que o Ministério do Planejamento autorize a seleção ainda este mês.

Isso porque, embora tenha afirmado que PF está preparada para abrir o concurso tão logo saia a autorização, o diretor de Gestão de Pessoal do departamento, delegado Maurício Leite Valeixo, estimou que são necessários cerca de 45 dias entre a publicação da portaria autorizativa e a divulgação do edital, tendo em vista as providências necessárias, como por exemplo a escolha e a contratação da organizadora.

Somado a isso, deve-se observar que o Decreto 6.944/09, que dispõe sobre normas relativas a concursos públicos federais, estabelece um intervalo mínimo de 60 dias entre a publicação do edital e a realização da primeira prova.

Mesmo que a probabilidade da autorização do concurso sair ainda este mês seja pequena (haja vista a seleção do INSS, que teve a permissão da presidente Dilma Rousseff anunciada em julho, pelo Ministério da Previdência, e ainda não foi oficialmente liberada), as informações do Ministério do Justiça demonstram a urgência com que está sendo tratada a questão.

Segundo a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), em reunião recente o ministro Cardozo chegou a "assegurar" a abertura de 500 vagas ainda este ano. À FOLHA DIRIGIDA, o delegado Valeixo, informou que a expectativa é que a permissão seja concedida até o fim de outubro.

Em números exatos, são aguardadas 512 vagas, sendo 396 de agente e 116 de papiloscopista. Ainda segundo Valeixo, outras 512 oportunidades, 362 de escrivão e 150 de delegado, são esperadas para o primeiro semestre do ano que vem. Essas novas vagas em 2012 também teriam sido garantidas pelo ministro Cardozo aos representantes dos delegados.

O diretor de Comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Josias Fernandes, afirmou que a entidade torce para que as expectativas com relação à abertura dos concursos do departamento se concretizem. "São mais do que necessários, principalmente para agente e escrivão. Há delegacias em que a relação entre o número de agentes e o de delegados é quase de um para um", contou, exemplificando a déficit de agentes na PF.






Vagas também na área administrativa

Aqueles que sonham em fazer parte dessa que é uma das instituições mais bem conceituadas do país e possuem pelo menos o ensino médio completo poderão se candidatar às vagas previstas para a área de apoio da PF. De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas do departamento, delegado Maurício Leite Valeixo, o órgão também vive a expectativa de ter autorizada a abertura do concurso para agente administrativo, para o qual foram solicitadas 328 vagas.

Quem estiver prestes a concluir a formação de nível médio também poderá participar do concurso, uma vez que a escolaridade só precisará ser comprovada no ato da posse. Na mesma data, será necessário possuir a idade mínima, de 18 anos.
Assim como para os demais concursos da PF, os especialistas aconselham que os interessados em concorrer às vagas da área de apoio estudem tomando como base o edital do último concurso realizado.

A seleção mais recente para agente administrativo aconteceu em 2004. Nela, os candidatos foram submetidos exclusivamente a provas objetivas, de Conhecimentos Básicos (Português, Noções de Informática e Atualidades) e Conhecimentos Específicos (diversos temas da área administrativa). Além do pedido de concurso, o Ministério do Planejamento também analisa proposta de reestruturação da carreira administrativa da PF, que prevê a criação de 3 mil vagas, sendo duas mil de nível médio e mil de nível superior, a serem oferecidas em novos concursos.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.