Na última terça-feira, dia 20, o governador Sérgio Cabral deu mais um passo em prol do fortalecimento da política de reoxigenação do quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro ao autorizar mais um concurso para a corporação. Além das seleções para inspetor, delegado, perito criminal e papiloscopista, foi dado aval para um concurso destinado ao preenchimento de 750 vagas de oficial de cartório de 6ª classe, sendo 300 para o exercício de 2012.
O cargo requer nível superior em qualquer área e carteira de motorista categoria "B". A função é aberta para ambos os sexos e não exige experiência profissional anterior ou limite de idade (é preciso possuir apenas 18 anos completos). Os oficiais de cartório realizam atividades envolvendo supervisão, orientação, controle e chefia de equipes, fazem assistência às autoridades em assuntos técnicos, exercem trabalhos administrativos e dirigem viaturas, entre outros encargos.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio (Seplag-RJ), a remuneração do cargo é de R$2.160,33 (até dezembro), somando vencimentos básicos e outras gratificações. O regime de trabalho é de dedicação integral, com jornada de trabalho de 40 horas semanais ou por sistema de escala de serviço. Há estabilidade empregatícia, garantida por regime estatutário.
O último concurso, promovido entre o fim de 2008 e início de 2009, sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constou de provas objetiva de conhecimentos, de capacidade física, psicotécnica e médica, além de curso de formação profissional e investigação social.
O exame de múltipla escolha propôs 100 questões, das quais 20 de Conhecimentos Básicos de Microinformática, 40 de Língua Portuguesa e 40 de Conhecimentos de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e legislação relacionada com alterações). Já a avaliação física teve corridas de resistência (12 minutos) e de velocidade (100 metros), variando conforme o sexo.
Fonte : Folha Dirigida
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