Conheça trajetória de sucesso de técnico do INSS

sábado, 17 de dezembro de 2011

Renato Centeio
renato.centeio@folhadirigida.com.br

Com a publicação do edital do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na sexta, dia 16 de dezembro, os interessados em participar da seleção podem contar com a história profissional de Fernando Mascarenhas, gerente executivo do órgão em Niterói, como incentivo para fazer parte do quadro funcional do órgão. Ele passou de técnico de seguro social a gerente executivo em apenas três anos de concursado, além de já ter percorrido cinco municípios em três estados diferentes desde que entrou na instituição.

Fernando Mascarenhas conta que começou a trabalhar no INSS em Alagoinhas (BA) e depois foi transferido para Salvador, a 123km da cidade onde tomou posse. Surgiu na capital baiana a oportunidade que, futuramente, o levaria ao cargo atual. "Participei do Programa de Gestão de Atendimento (PGA), no qual éramos selecionados a participar do processo de melhora do atendimento das agências pelo país. Com isso, fui trabalhar em Aracaju e depois no Rio de Janeiro. Quando terminei o programa, fiz uma prova, passei e fui escolhido pelo ministério para assumir o cargo de gerente executivo aqui em Niterói-RJ", relembrou ele. Esta prova, segundo Fernando, é necessária para quem deseja assumir o cargo de gerente.

Ele ainda explica que o INSS faz diversos programas como o que ele participou. "O INSS sempre faz grandes programas internos, que permitem ao servidor conhecer outras unidades, outros estados. O técnico de seguro social só fica preso àquela agência eternamente se quiser. Se tiver disposto a trabalhar, tem condição de conhecer, por exemplo, o Brasil inteiro", comentou.

Como afirmou Fernando, a rotina de todo técnico de seguro social está pautada no atendimento ao público. "O técnico trabalha, em regra, nas agências, fazendo o atendimento relativo à habilitação de benefícios", disse. "Mas também há a possibilidade de atuação nas unidades administrativas, com as gerências executivas. Neste caso, ele pode realizar atividades muito mais burocráticas e com menor atendimento ao público", avisou.

Mascarenhas ainda contou um pouco sobre o clima de trabalho no órgão. "O clima dentro do INSS é agradável, mas sempre tem dificuldades. Não existe empresa no mundo que não tenha momentos em que você passe por uma crise. Mas, em regra, é um clima bacana. O ambiente é muito descontraído e com condições de trabalhar com tranquilidade. Não há uma exigência de como se apresentar no local de trabalho, que roupa vestir", detalhou Fernando.

Antes de entrar para o INSS, Fernando Mascarenhas já havia passado em duas outras seleções e lembrou como foi sua trajetória. "Eu tinha feito um concurso para o Banco do Brasil e para a Caixa Econômica. Como muitos concurseiros, passei e não fui chamado. Fiz a prova para a Previdência Social porque estava desempregado e queria um salário. E hoje eu garanto que tenho muito orgulho de fazer o que faço, porque é daqui que tiro a alimentação e o sustento para mim e para minha família", comentou.

Fernando ainda explica outro motivo de participar da seleção. "O INSS me encantou porque eu tinha, ali, realmente a possibilidade de ajudar pessoas. Esta é a missão do servidor. Servir porque acredita nesta questão, porque você tem valores, você tem princípios", finalizou, recordando ainda a missão do INSS, que é a de "reconher direitos a pessoas que pagam durante a vida inteira. Cada benefício que é requerido é uma família que precisa, que depende daquela remuneração para seu próprio sustento."


 

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.