Fiscal do Trabalho: 600 vagas em 2012

domingo, 4 de dezembro de 2011

A promessa do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, de encaminhar ao Ministério do Planejamento (MPOG) um novo pedido de concurso para auditor fiscal deve se concretizar até o fim deste mês. A pasta deverá solicitar o preenchimento de 600 vagas em 2012. O cargo exige o nível superior, independentemente da área de formação, e proporciona vencimentos iniciais de R$13.904.

Em outubro, Lupi informou, por ocasião de uma entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, que a solicitação para a realização do concurso somente seria enviada após o término da validade da seleção anterior, que se extinguiu em 1º de novembro.

"Nós não podemos preparar para o Planejamento a solicitação de um novo concurso, quando ainda existe um vigente. Internamente, já estamos com ela (solicitação) praticamente pronta. Assim que acabar a convocação desses últimos, encaminharemos o pedido ao Planejamento para ver se conseguimos conquistar um novo concurso em 2012", frisou o ministro.

No último dia 28, ao abrir o Seminário pelos 120 anos da Inspeção do Trabalho, em Belém, a presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Rosângela Rassy, reivindicou a contratação de mais auditores fiscais para que o Brasil possa cumprir a Convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), já que o país não tem oferecido o número recomendado de fiscais para realizar as inspeções trabalhistas.

"Enquanto a OIT recomenda 5 mil auditores fiscais do Trabalho para o Brasil, atualmente, somos aproximadamente 3 mil para cobrir todo o país. No Pará, em especial, também temos uma deficiência com uma média de 60 auditores fiscais trabalhando externamente. Precisamos que a Convenção seja cumprida pelo Brasil neste aspecto", frisou a dirigente, além de lembrar que o número insuficiente de auditores fiscais causou à redução, também, das equipes do Grupo Móvel de Fiscalização de 12 para 7, para atuar em todo o país.

A Convenção 81 determina que os países membros mantenham um sistema de inspeção capaz de assegurar condições mínimas e dignidade aos seus trabalhadores. O MTE alega que a complexidade que envolve as relações trabalhistas no Brasil se agrava pela diversidade de situações e pela dimensão geográfica, aliada ao grande contingente de trabalhadores informais e em condições precárias de trabalho, o que impõe dificuldades adicionais no cumprimento do acordo.

A partir de 2008 se verificou uma redução do número de auditores fiscais em atividade, passando de 3.145 para 2.869, em julho de 2010. No período, a redução foi de 276 profissionais. Contudo, do último concurso, foram contratados 454 fiscais, sendo 234 referentes às vagas iniciais oferecidas, e os outros 220, em caráter emergencial. Esse fato demonstra que o governo entende a necessidade de recompor o quadro de auditores fiscais, sobretudo, se considerar que o MTE recebeu autorização para contratar mais servidores durante o contingenciamento de mais de R$50 bilhões no Orçamento da União em 2011.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.