PF: concurso para área administrativa em 2012

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



Após oito anos, a Polícia Federal (PF) está prestes a voltar a realizar um concurso para a sua área de apoio. A expectativa é que a nova seleção, cujo pedido está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento, seja realizada no primeiro semestre de 2012. A última aconteceu em 2004.


Embora o pedido referente ao concurso para a área administrativa do departamento tenha passado a tramitar em conjunto com as solicitações para a área policial, que estão em vias de serem aprovadas (leia na matéria ao lado), a previsão do diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra, é que a autorização do Planejamento venha no primeiro semestre do ano que vem, conforme noticiou o Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), após reunião com o comandante do departamento.

Planejamento aprecia 3 mil vagas até março

Ainda de acordo com o que informou em seu site o SinpecPF, o departamento trabalha para que a oferta de vagas possa ser ampliada, o que só deve acontecer caso seja aprovada em tempo hábil a criação das 3 mil vagas previstas no projeto de reestruturação da carreira administrativa da PF, que também está em análise no Planejamento. A pasta deve se posicionar a respeito do tema até o dia 31 de março de 2012.

O projeto propõe a criação de 2 mil vagas de técnico-administrativo (médio) e mil de analista técnico-administrativo (superior). Além de ser aprovada no Planejamento, a proposta terá ainda que passar pela Casa Civil e pelo Congresso Nacional. Sendo aprovada nessas instâncias, seguirá para a sanção presidencial. Confirmada a criação, o preenchimento das vagas por meio de concurso dependerá novamente do aval do Planejamento.

A criação e o preenchimento das novas vagas têm grande importância, já que, de acordo com a avaliação do sindicato, as 328 vagas inicialmente previstas serão insuficientes para suprir a demanda atual. E de acordo com dados do Planejamento, elas não serão suficientes nem mesmo para repor as perdas dos últimos anos. Desde o fim de 2006, ano em que ingressaram os últimos aprovados do concurso de 2004, o último realizado pelo departamento para a área de apoio, 710 servidores administrativos já deixaram a PF.

Etapas - Caso o novo concurso do departamento siga o modelo da seleção de 2004, os candidatos serão selecionados exclusivamente por meio de provas objetivas.
 
Confira o programa do concurso anterior para agente administrativo:
 
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão, interpretação e reescritura de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas e discursivas. 1 Tipologia textual. 2 Paráfrase, perífrase, síntese e resumo. 3 Significação literal e contextual de vocábulos. 4 Processos coesivos de referência. 5 Coordenação e subordinação. 6 Emprego das classes de palavras. 7 Estrutura, formação e representação das palavras. 8 Ortografia oficial. 9 Pontuação. 10 Concordância. 11 Regência.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA : 1 Sistema operacional Windows. 2 Word 2000 e Word 2002. 3 Excel 2000 e Excel 2002. 4 Conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico. 5 Internet Explorer e Outlook Express. 6 Noções de hardware e de software.

ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 Redação de expedientes. 2 Noções de relações humanas. 3 Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. 4 Relações Públicas. 5 Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material. 6 Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes, serviço público, direitos do consumidor.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.