INSS: Candidatos consideraram prova do INSS trabalhosa

domingo, 12 de fevereiro de 2012

A maioria dos candidatos ao cargo de técnico do seguro do INSS não considerou a prova objertiva difícil, mas trabalhosa. Segundo eles, o exame aplicado pela Fundação Carlos Chagas explorava questões-problema para solução e também exigia bastante interpretação dos concursandos, principalmente quanto à parte específica da prova, que envolveu conhecimentos de Direito Previdenciário.

As provas para técnico do Seguro Social contaram com 60 questões, das quais 20 de Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico ùnico, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática), além de 40 questões sobre Conhecimentos Específicos sobre a área Previdenciária. Os peritos tiveram de responder a 80 questões objetivas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito administrativo) e 50 de Específicos. Confira as impressões que os candidatos ao cargo de técnico tiveram do exame.

"A prova não estava difícil. As perguntas precisavam de um entendimento. A prova de conhecimentos específicos tinham questões longas, que necessitavam de muita interpretação. Elas estavam complicadas. Tinhamos que analisar casos. No restante, havia três questões de Informática. Eu me preparei para a prova com material emprestado de amigos" (Cauê Mello, 24 anos, gerente operacional)

"A prova estava bastante abrangente. A maioria das perguntas tinha um caso que você tinha de responder. Havia histórias envolvendo famílias e pessoas. As mais trabalhosas foram as perguntas de Conhecimentos Específicos. Informática foi fácil, cairam coisas do dia-a-dia, por exemplo, reconhecer o que é uma caixa de entradas de e-mail. A maioria das perguntas foi sobre e-mail.Eu estudei para a prova com apostilas digitais por uns dois meses" (Eric Yamashita, 21 anos, design gráfico)

"Eu não achei que a prova difícil. Na verdade, eu estudei só as leis. Se eu tivesse estudado um pouco mais a Lei nº. 8.429/92 teria tido um bom desempenho. Na parte de previdenciária, caiu muita coisa de concessão de benefícios. Eu trabalho há 19 anos em uma empresa de Recursos Humanos e quero ir para o setor público" (Claudia Cardoso e Silva, 43 anos, administradora de empresas)

“A prova estava um pouco difícil. Tive dificuldade principalmente nas leis de Direito Previdenciário. Achei que as perguntas foram bem diretas Eu estudei sozinho, baseado nas leis apenas, por um mês e meio. Eu só prestei o concurso, porque um amigo me avisou. Uma coisa que me chamou muita atenção foi a carga horária de seis horas por dia" (Hamilton Lopez Santos Júnior, 19, recepcionista)

A partir desta segunda-feira, dia 13, a Fundação Carlos Chagas divulgará o cronograma das demais etapas da seleção. Geralmente, a FCC divulga os gabaritos no segundo dia útil após a aplicação das provas, ou seja, no próximo dia 14. Os recursos poderão ser interpostos dois dias após a publicação dos gabaritos. Os candidatos deverão fazer um recurso por cada evento. Os requerimentos deverão estar fundamentados e ser realizados por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas. Caso haja anulação de questões, os pontos a ela referentes serão concedidos a todos os candidatos presentes na prova.

Para ser habilitado, é preciso obter, no mínimo, 30% de acertos na prova de conhecimentos gerais e na prova de conhecimentos específicos, separamente, e 40% de acerto no total de ambas as provas. Para peritos, haverá avaliação de títulos. No caso de técnico, o número máximo de candidatos aprovados dependerá da quantidade de vagas por agência da previdência social, variando de cinco a 40.


Recursos: www.concursosfcc.com.br Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


5 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhosa coisa nenhuma,certamente não estudaram,porque bastava usar um pouco de raciocínio para entender as questões.Gostei muito da banca fundação carlos chagas.

Letícia disse...

Eu não gostei nem um pouco. Achei trabalhosa e repetitiva. Achei que as questões poderiam ter envolvido outros assuntos. Por exemplo, não caiu nada de Histórico da Seguridade, ou das novas mudanças da Lei 12.470/11. Infelizmente a FCC prima pela decoreba pura dos candidatos. Mesmo ela tentando fazer algumas questões problema, não superou em nada o CESPE, que tem questões inteligentes e fazem a gente raciocinar.

Anônimo disse...

eu, como a maioria dos candidatos achou a prova trabalhosa,precisaria de no minimo mais uma hora pra que pudessemos analisar bem cada questao.

Anônimo disse...

foi muito fácil essa prova, quem achou difícil foi porque estudou muito pouco!

Anônimo disse...

Lambança total da FCC, que não sabe contar prazo de carência e nem sabe que o beneficiário de auxílio-doença não recebe auxílio-reclusão e outras cositas mas... Ou ela se redime dia 05 de março alterando o gabarito das questões ou decretará a sua incapacidade para estar a frente de tal certame.

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.