PF: Prova física: suando agora para não chorar depois

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Exercícios físicos. Para muitos, uma simples rotina. Para outros, uma porta de entrada para o serviço público. Os exames de capacitação física dos concursos da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), previstos para ocorrerem este ano, costumam assustar muitos candidatos. A prova pode ser dividida em até quatro modalidades - natação, salto de impulsão, barra e corrida -, sendo a etapa com maior percentual de reprovação.

Pensando nisso, a FOLHA DIRIGIDA foi à Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para acompanhar o treinamento de candidatos que já deram o primeiro passo em relação às provas físicas exigidas nos concursos da PF e da PRF.

Promovido pelo diretor do curso preparatório Efisica, professor Elon Júnior, desde 2005, o treino com antecedência é a melhor dica para quem quer obter aprovação. “É fundamental treinar desde já, e com especificidade. Assim, o candidato vai fazer uma prova tranquila e, com certeza, terá a garantia da aprovação”, destacou Elon.

Para serem aprovados, os concorrentes deverão realizar na barra fixa um mínimo de três flexões, no caso dos homens, e de uma, no caso das mulheres. No salto de impulsão horizontal masculino, a distância deverá atingir, pelo menos, 2,14m. No feminino, a partir de 1,66m.

Na corrida de 12 minutos, os homens terão de percorrer 2.350m, e as mulheres, 2.020m. A natação será cobrada somente de quem concorre à PF, devendo o candidato nadar 50m em, no máximo, 41 segundos (homens), ou em 51 segundos (mulheres).






Recomendações especiais para as quatro modalidades



Teste de Barra Fixa
- Faça o número de repetições exigidas em cada edital. Flexione o cotovelo até que o queixo ultrapasse a barra.
- Embora o tipo de pegada na execução da barra possa ser tanto pronada quanto supinada, o que facilita muito, é importante nos treinos não usar material que evite machucar as mãos, pois no dia da prova não será permitido.



Salto de impulsão
- Percorra a distância exigida em cada edital. Existe uma diferença entre os índices da PF e da PRF, fique atento a isso. O candidato deve estar em uma posição estática para saltar.
- Após o salto, fique parado, para que possa ser avaliada a distância exata que foi alcançada.



Corrida de resistência
- Percorra a distância estabelecida para homens e mulheres, o que dará, aproximadamente, de cinco a seis voltas em uma pista de atletismo de 400 metros.
- Não deixe para treinar em cima da hora, pois além do fator condicionamento físico, tem também o psicológico. O candidato vê o que terá que correr pela frente e já põe na cabeça que faltam mais quatro ou cinco voltas. Muitos ficam reprovados por conta disso.




Natação (somente PF)

- Será preciso nadar 50 metros, percorrendo 25 na ida e 25 na volta. Se puder, faça a virada olímpica para poupar tempo. Se não souber realizá-la, não tem problema. É só tocar na borda, pegar impulsão e voltar.
- Não é permitido apoiar na borda para se recuperar, pois isso implicará na eliminação do candidato.


Fonte: Professor Elon Júnior



Especialista recomenda orientação especializada


Muitos se perguntam o porquê de serem cobrados tantos exercícios, mas Elon aprova as exigências. “Essas quatro modalidades do exame de capacitação física são tão importantes porque a PF, por exemplo, trabalha em fronteiras como a da Amazônia, então, é preciso que o policial saiba nadar, tenha força para transpor obstáculos e resistência física para fazer uma operação. Todas as etapas são muito pertinentes para os concursos da PF e da PRF”.

Segundo o professor Elon, a melhor forma de se preparar para todos esses exercícios é procurar um profissional voltado para concurso público. “Não tem outra forma de conseguir a aprovação se não essa. O maior erro é treinar sozinho. Não treinem com quem não for um profissional de Educação Física, pois poderão causar lesões em si próprios”, aconselha, ressaltando que exercitar-se todos os dias não é o ideal. “Três vezes por semana é o que eu recomendo.”

Aos que se preparam para a prova do PRF, Elon deixa uma dica especial. “Embora o tipo de pegada na execução da barra fixa possa ser tanto pronada quanto supinada, o que facilita muito, é importante treinar sem material que evite machucar as mãos, frequentemente utilizado nos treinos, pois no dia da prova, não será permitido”.

Quando perguntado sobre qual das modalidades mais reprova nessa etapa, Elon não hesitou. “Sem dúvida nenhuma, a barra fixa. Principalmente, a feminina. A pessoa pensa que vai ter força para fazer as flexões na hora, mas, se não treinar muito, não terá.” O professor destaca, também, como deve ser a rotina do candidato nos dias que antecedem a prova. “Sigam a orientação de um profissional. Quando o indivíduo entra em um treinamento físico, a gente já planeja um ciclo de treino para ele. Então, quando chega mais próximo do dia do teste, damos uma intensificada, para avaliarmos se o aluno já está realmente apto nos exercícios. Se, por um acaso, ainda estiver com alguma dificuldade, a gente dá uma orientação e atenção especial.”

Elon acrescenta, também, algumas dicas sobre o dia do exame de capacitação física. “É preciso ir calmo. Se treinado com antecedência, o candidato sabe que está apto nessa avaliação. Tenha tranquilidade, durma uma noite anterior tranquila, evite bebidas alcóolicas, preste atenção nas instruções dadas pelos fiscais. Além disso, chegue com bastante antecedência, pois um atraso pode resultar em eliminação.”

Quanto às vestimentas, Elon afirma que devem se o mais claras possíveis. “Usem roupas esportivas e de tonalidades bem claras, que sejam leves para fazer atividade física, porque, geralmente, as provas são embaixo do sol. Logo, a roupa escura eleva muito a temperatura do corpo, e isso não é o ideal. O tênis deve ser de corrida e com bom amortecimento”, diz, ressaltando ser essencial que o calçado seja visto com antecedência. “Uma dica importante é não deixar para comprar um tênis novo no dia do teste. Se o candidato já percebeu que seu sapato não está legal, já compre outro a partir de agora, pois dessa forma o tênis vai se adaptando ao formato do pé, o que é extremamente importante”, pontua. “Na prova da PF de natação é bom utilizar toca e óculos de nadar, visto que não se sabe o nível de cloro que há na piscina, ou seja, esses dois utensílios são importantíssimos.”

De acordo com o professor Elon, existem quatro possíveis locais em que o exame pode ser realizado: Ilha do Fundão, na Ilha do Governador; Escola de Educação Física do Exército, na Urca; Ginásio Miécimo da Silva, em Campo Grande; e, até mesmo, no Engenhão.

Para o edital da PF deste ano, o especialista em preparo físico acredita que não haverá qualquer mudança. “Não acho que haverá alguma modificação, haja vista que, de 2004 para 2009, ocorreram mudanças significativas, baseadas em estudos do órgão responsável da instituição, onde entendo ser satisfatório para aferir dos seus aprovados um bom condicionamento físico e, consequentemente, peneirar bom futuros policiais”.

Os interessados em integrar uma das turmas de preparação física do professor Elon podem inscrever-se no site www.efisica.com.br. As aulas acontecem três vezes por semana, em Nilópolis, Botafogo, Barra da Tijuca e Deodoro.

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.