Em entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA, o professor Marcelo Lima, autor do livro "Matemática e Raciocínio Lógico para Concursos", da editora Campus/Elsevier, dá orientações sobre como estudar a disciplina de Raciocínio Lógico para ajudar os leitores que estão se preparando para o concurso de escriturário do Banco do Brasil. A prova está agendada para o próximo dia 25. No material anexo - que pode ser acessado abaixo - com as dicas especiais e também a resolução da prova azul do último concurso do BB, elaborado pela Cesgranrio. A próxima matéria do Especial BB, sobre a disciplina de Atendimento, será publicada pela FOLHA DIRIGIDA ONLINE no dia 22 de março.
Folha Dirigida - Professor Marcelo, caso seja possível identificar os tópicos mais importantes dentro do conteúdo de Raciocínio Lógico, quais seriam eles?
Marcelo Lima - O conteúdo inteiro de Raciocínio Lógico se resume em poucos tópicos, sendo: lógica setencial e de primeira ordem; enumeração por recurso (análise combinatória); contagem: princípio aditivo e multiplicativo; arranjo, permutação e combinação simples e com repetição. Com exceção da lógica sentencial, todos os outros tópicos são de análise combinatória, facilitando aos concurseiros para o estudo.
Como estes tópicos podem ser abordados podem ser abordado pela banca?
De acordo com a última prova do Banco do Brasil, organizada também pela Cesgranrio, tivemos mais ou menos uma questão por item, sendo uma de proposições e quatro de análise combinatória. Os concurseiros devem lembrar sempre de três conceitos básicos:
1. Princípio fundamental da contagem.
Por exemplo: Tenho quatro calças e três blusas para ir trabalhar, quantas maneiras diferentes posso ir? 4x3= 12, ou seja, 12 maneiras diferentes.
2. Arranjos.
3. Combinações.
Arranjos e combinações: essa disciplina tem uma fórmula bem parecida, porém um tem o "p fatorial" (P!) no denominador, enquanto o outro não. Na combinação não importa a ordem. E, no arranjo, importa. Se importa a ordem, você tem um número maior do que quando não importa. Quando o número é maior, o denominador é menor. Se o denominador é menor, não tem o "p fatorial" (P!)" Em combinações não importa a ordem dos elementos. Já nos Arranjos, a ordem dos elementos é importante. Exemplo: Nas Combinações dos elementos A, B e C em grupos de 2 teremos os grupos AB, AC e BC. Já nos Arranjos dos elementos A, B e C em grupos de 2 teremos os grupos AB, BA, AC, CA, BC, CB.
Em Lógica, o candidato deve focar em equivalência e negação, pois são questões carimbadas da banca.
Qual é o estilo dessa organizadora? As provas do Cesgranrio apresentam muitas "pegadinhas"?
As perguntas são bem diretas. Na maioria das vezes conseguimos resolver as questões sem o uso de fórmulas. Eles cobram muito o raciocínio do candidato, ou seja, caso o interessado chegue com todas as fórmulas decoradas, mas não consiga resolver as questões sem elas, muita das vezes não se sairá bem, pois o foco da prova é no raciocínio. Não perca tempo decorando fórmulas. Todas as bancas colocam 'pegadinhas' nas questões, mas é com o intuito de perceber se o candidato está realmente preparado, atento, ou se ele só decorou fórmulas.
Com o que os candidatos devem prestar mais atenção?
Não existe um item ao qual o candidato deva prestar mais ou menos atenção. Uma preparação para um concurso público requer muita atenção em todos os detalhes. Durante a preparação o candidato deve focar na aprendizagem da matéria, e não na simples memorização das fórmulas. No dia da prova, o candidato deve manter a calma e ter cuidado com os enunciados, pois estes possuem as informações necessárias para a resolução da questão.
Quais dicas o senhor daria para esses candidatos realizarem uma boa prova no próximo dia 25?
De uma forma geral, os candidatos devem se preparar bastante. Nos dias imediatamente antes das provas, o concorrente deve procurar fazer revisões e ter uma forma de distração. A alimentação e o sono devem ser adequados para evitar surpresas ou mal-estar no dia da prova.
Fonte : Folha Dirigida
Raciocínio Lógico: veja dicas e questões resolvidas
segunda-feira, 19 de março de 2012
Marcadores: Banco do Brasil, BB, Caixa, Questões, Raciocínio Lógico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário