Polícia Civil-RS: Professor dá dicas de estudo para Língua Portuguesa

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Para auxiliar os interessados no concurso público para escrivão e inspetor da Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul, FOLHA DIRIGIDA publicará semanalmente uma dica de prova de diferentes disciplinas. O primeiro entrevistado é Dionísio Monteiro, professor de Língua Portuguesa do curso IPC. Entre diversas recomendações, o professor disse que é necessário dar uma atenção especial à interpretação de texto e à leitura.

"A maioria das questões desse tipo de concurso são de interpretação. Quase não se encontra a gramática e os principais itens são relacionados ao texto, a escrita de fragmentos do texto, verificar qual a escrita que faz sentido. Porque hoje em dia, a parte da semântica está sempre ligada a elementos do texto e da contextualidade e é por isso que cada vez mais os concursos estão aderindo a verificação em uma linha de contextualização", orientou.

Outro ponto forte de cobrança da FDRH são os elementos de concordância, regência, crase e também muitas questões envolvendo sinônimo e antônimo, nesse caso, sempre de acordo com algum elemento do texto. Segundo o especialista, é muito importante que os participantes prestem atenção na hora da leitura dos textos e os que seguem isso não encontram maiores dificuldades na hora da realização da maioria das questões.

Dionísio afirma que os pontos que exigem decoreba por parte dos concurseiros são os que têm o maior número de erros além de questões que envolvem analise sintática. "Por incrível que pareça a troca do "s" pelo "Ç" ou do "S" pelo "C", são questões que os alunos erram muito. Além disso, erram também adjunto adnominal e complemento nominal. Por não saberem a diferença entre complemento verbal e adjunto adverbial, costumam ter grande dificuldade nesse ponto também", disse o professor, completando:

"É importante lembrar, então, que o adjunto adverbial é um termo acessório na frase, é aquilo que pode-se retirar dela. O complemento verbal, que no caso é um objeto direto ou indireto, é um termo acessório assim como o adjunto adverbial, que sempre dá ideia de lugar, de tempo e de modo. Esses são os mais utilizados na construção sintática e podem três ser retirados da frase. O aluno pode facilmente perceber os adjuntos adverbiais, fazendo a seguinte pergunta pro verbo: onde vai; quando e de que modo (intensidade)."

De acordo com Dionísio Monteiro, o mais importante de tudo é que o aluno saiba fazer uma prova. "Saber fazer uma prova de concurso é totalmente diferente de saber fazer uma prova de Língua Portuguesa e para isso, é conveniente que o aluno faça muitas provas. É importante que eles façam as provas anteriores da banca porque elas costumam seguir basicamente o mesmo padrão."

Para o especialista, na prova objetiva, o aluno tem que se preocupar em ficar acima da média dos candidatos. Se acertar 85% da prova da disciplina, tem muita chance de ser aprovado no concurso. "Se ficar abaixo disso fica muito difícil de ser aprovado. Tendo em vista aquela velha questão que a prova de Português tem sido muito decisiva na hora de ser aprovado em um concurso público", concluiu. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.