Fiscal de rendas-RJ: R$12.384 para qualquer curso superior

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Quem deseja conquistar estabilidade empregatícia, status e boa remuneração já deve ir se preparando para o próximo concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), previsto para ocorrer no segundo semestre. Serão oferecidas 100 vagas de fiscal de rendas da 3ª categoria, que exige formação superior em qualquer área e proporciona remuneração de R$12.384,22, para carga de trabalho de 40 horas semanais. Os dirigentes da pasta estão se reunindo para dar início aos preparativos e escolher a banca examinadora que irá organizar a seleção, a fim de publicar, em breve, o edital. De acordo com a Assessoria de Comunicação ainda não há uma data prevista para que isso ocorra, mas os trabalhos foram intensificados para que o concurso aconteça rapidamente.

O programa da seleção anterior, realizada em 2010, pela Fundação Getúlio Vargas, será mantido, disse o secretário da Sefaz-RJ, Renato Villela. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de 200 questões objetivas, propostas em datas diferentes. As 100 primeiras foram sobre conteúdos de Língua Portuguesa (18), Matemática Financeira e Estatística (18), Economia e Finanças Públicas (16), Administração e Informática (26) e Direitos Constitucional, Civil e Administrativo (22). As outras 100 perguntas abrangeram Direitos Empresarial/Comercial (20), Tributário (20), Legislação Tributária e demais normas atinentes à fiscalização (40), Contabilidade Geral e de Custos e Auditoria (20).


Dicas de preparação

O professor especialista em Direito Tributário Irapuã Beltrão, da Academia do Concurso, orienta que é preciso estudar todo o cronograma e dar ênfase ao Código Tributário. "A maior parte do conteúdo para a Sefaz-RJ é de Direito Tributário, e esse volume de informações dificulta o candidato administrar os estudos." De acordo com Beltrão, é preciso organizar o tempo para conseguir estudar todo o programa. "Tudo é cobrado na prova, ou seja, nada fica de fora. O candidato deve tentar gabaritar a prova de Direito Tributário, ou errar o mínimo de questões possível", afirma.

Ele disse que as perguntas mais frequentes estão relacionadas às regras do ICMS, da Constituição e do Código Tributário (Crédito Tributário), e que muitos se preocupam somente com o estudo da literalidade, esquecendo-se de acompanhar o que os tribunais apresentam nas interpretações, ou seja, na prática. Se a seleção for novamente organizada pela FGV, o professor dá uma dica do estilo da banca. "Começamos a acompanhar a FGV desde o primeiro concurso para fiscal, e nas provas ela não quer respostas literárias, para não dizer cópia, do que está escrito na Constituição. Ela constroi questões mais interpretativas do Direito", frisa.

Ele diz que a internet é indispensavel para complemento de estudos, principalmente na parte de conceito e jurisprudência. "Todo o acesso aos tribunais é feito online. É importante aproveitar outras ferramentas, como o site da FOLHA DIRIGIDA, que traz materiais bons para estudo e ajudam o candidato a se preparar melhor", finaliza Beltrão. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.