PF: Retificado edital que trazia lei derrubada em 2009

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A cobrança de um conteúdo inusitado no concurso para delegado da Polícia Federal (PF) chamou a atenção de quem observou mais atentamente o edital da seleção. No programa de Direito Penal para o cargo foi incluída a Lei nº 5.250/1967, a chamada Lei de Imprensa, tornada sem efeito em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O item, no entanto, foi excluído em retificação publicada hoje.

Embora ainda esteja em vigor, como pode ser observado no site da Presidência da República, a lei não produz mais efeito jurídico, como explicou a especialista em Direito Penal, Lara Brainer. "O STF declarou que a Lei de Imprensa é incompatível com o atual texto constitucional. A lei deixou de produzir efeitos a partir de 30 de abril de 2009", disse ela.

Lara Brainer esclareceu ainda que o STF determinou que os efeitos da sua decisão retroagissem. "É como se a lei nunca tivesse existido", observou. A Lei de Imprensa foi editada durante o regime militar.

A inclusão do conteúdo no programa de delegado indignou o leitor Rodrigo Nunes, que antes da retificação publicada hoje protestou, através de e-mail direcionado a setores do Ministério da Justiça e da própria PF. "Parece que há, salvo melhor juízo, por parte de quem elaborou e revisou o edital para delegado de Polícia Federal, um enorme desrespeito com os candidatos. A não ser que quem elaborou o edital entenda que seja de suma importância, para as atribuições do delegado federal, saber sobre crimes que não existem mais. Lamentável", afirmou.

Ele ainda pôs em dúvida o conteúdo restante. "Será que existem outras anormalidades?", indagou no e-mail, que também traz outras críticas aos concursos da PF, inclusive à metodologia usada pelo Cespe/UnB (organizador) em cada questão errada na prova objetiva anula uma certa, e defende criação de um lei que regulamente os concursos públicos no país.

Outras retificações - Por meio da retificação publicada nesta sexta-feira, dia 15, foi substituída ainda, pela legislação em vigor, lei revogada tratando de identificação criminal e até mesmo excluída referência à Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007. Questionada sobre o que levou à publicação dos editais com a inclusão de lei há muito revogadas, a PF não deu retorno até o momento.

Outras mudanças no edital de delegado foram referentes à prova oral, que com isso será realizada agora em sessão pública, bem como a item das condições clínicas, sinais ou sintomas incapacitantes a serem verificados por meio do exame médico.

No edital de perito, foi retificado o programa para as áreas 4, 5, 8 e 9, para a inclusão do novo Código Florestal Brasileiro, que entrou em vigor no último dia 28, em substituição ao código anterior, também revogado, entre outros. Houve ainda alterações nos programas das áreas 7 e 13.

No caso de escrivão, as correções foram apenas para ajustes no texto dos itens retificados, sendo a mais significativa a que trata do critério de aprovação na prova prática de digitação. Para todos os cargos, também foi alterado o posto com computadores para inscrições no Estado do Amazonas. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.