Preparação: Como a Conferência será cobrada nos concursos?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Brasil vive um momento especial de exposição. Nas últimas duas semanas está sediando a Rio+20, conferência internacional onde se discute a sustentabilidade mundial e soluções para a preservação do planeta. No encontro estão sendo debatidas propostas de como aliar o desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente. O evento, é claro, dominou o noticiário no país e, certamente, no mundo.

Por isso, é provável que a reunião, bem como seus desdobramentos, seja um dos temas a serem cobrados em provas de concursos públicos - e não somente daqueles de órgãos da área ambiental, como Ibama, Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes. Também seleções para outros setores poderão abordar a Rio+20 - nas questões que tratam de 'Atualidades' ou 'Conhecimentos Gerais', além da Redação.

Para esclarecer sobre o assunto a FOLHA DIRIGIDA conversou com a professora de Legislação Ambiental Lilian Bessa, que falou sobre a importância da conferência, os desafios dela resultantes, e as implicações do texto final. Além de como tudo isso pode vir a ser cobrado na esfera dos concursos públicos. Acompanhe:

FOLHA DIRIGIDA - Qual é o principal ponto de discussão da Rio + 20? E que influência poderá ter em questões de concursos?
Lilian Bessa - A discussão é a sustentabilidade. Tendo em vista esse debate, temos a erradicação da pobreza, a preservação da água, formas sustentáveis de viver como questões centrais. O grande impacto que a Rio+20 está tendo é no sentindo de que os líderes não conseguem fechar a conta: quem irá pagar, de onde virá o recursos financeiros? Para tornar algo sustentável, é necessário investimento, o que gera gastos. O problema é que na Rio+20 não foram encontradas essas soluções, e com a crise financeira mundial fica ainda mais complicado. O tema de debate da Rio+20, em especial este impasse, provavelmente cairá em futuros concursos.

O que pode vir a ser cobrado?
Na parte de Legislação Ambiental é provável que os conteúdos programáticos cobrem o documento que está sendo elaborado na Rio+20. Esse documento também pode ser cobrado em Atualidades e Conhecimentos Gerais, em concursos para as mais diversas áreas, que não apenas a Ambiental.

Como o tema poderá ser abordado pelas bancas das realizadoras? Quais os aspectos mais relevantes do encontro?
O texto final deve ser cobrado em concursos. Ainda não temos a sua definição, ele está começando a ser divulgado, não é possível ter acesso à íntegra do material. Então, o candidato terá que aguardar é a sua divulgação. Não temos como saber ainda os temas que serão abordados. O texto é composto por vários capítulos, deverá ser bem extenso. O da Rio 92 teve entre 35 e 40 capítulos. Depois que o texto for divulgado o candidato tem a opção de espera o edital sair com os capítulos que interessam ou começar a fazer uma leitura do texto todo.

Então, será fundamental o candidato ler o texto final?
Sim, mesmo que não seja só para a parte ambiental. O candidato não pode esquecer da parte de Atualidades, e um assunto tão discutido, deverá mesmo cair nas próximas provas. O documento deve ser lido tão logo seja divulgado.

A Rio 92 poderá voltar a ser cobrada?
Tem chances, podemos ter uma cobrança no sentido de comparar a evolução do texto, as mudanças... É bom o candidato ficar atento.

Acredita que as bancas tendem a explorar uma visão crítica sobre o encontro, isto é, o que deixou de ser feito, o que ficou de fora do documento final?
Pode, eu acredito que irão repercutir textos da mídia. Essas matérias poderão vir na parte de interpretação de texto. É possível que caia não apenas em bancas ligadas a concursos ambientais, como nas de outros concursos e até mesmo em vestibulares e no Enem. As bancas deverão ter um foco nos textos que noticiam, informam e fazem críticas ao que foi discutido na Rio+20. Por isso, acompanhar o que sai na imprensa sobre a conferência é fundamental.

Podemos dizer que a Rio+20 será uma temática geral?
O assunto vai ser generalizado em interpretação de texto e Atualidades - todos os concursos públicos devem focar nesse tema. Porém, a parte de Legislação Ambiental será fundamental. Teremos vários concursos nessa área, então é bom o candidato estudar bastante o texto final.

Quais os principais pontos conclusivos do encontro, e de que forma eles podem interagir com a Legislação? Acredita que a Legislação Ambiental Brasileira possa sofrer alterações a partir dos debates da Rio+20?
Ainda é cedo para definir os pontos conclusivos do encontro, apenas quando tivermos uma ampla divulgação do texto teremos essa definição. Quando se fecha um acordo desses, numa convenção internacional, o assunto tem que ser discutido dentro do ordenamento jurídico dos países. Depois da análise do texto serão criadas novas leis. Então, serão necessárias alterações na nossa legislação - e não apenas na nossa, como também na de todos os participantes do encontro. Porém, o Brasil, como líder dessa convenção, deve ser o exemplo.

Quais pontos da nossa legislação devem ser modernizados?
Vários pontos, ainda temos muito a discutir. Será necesário uma Rio+40. Temos muita coisa a evoluir, andamos muito pouco desde a Rio 92. A Legislação Ambiental deve ser discutida sempre. O meio ambiente deve ser discutido constantemente.

Qual o melhor método de estudo da Legislação Ambiental?
Será necessário que o candidato leia muito. Qualquer concurso público exige uma grande memorização. O candidato deve aliar o estudo da lei à prática de muitos exercícios. Ele deve procurar fazer as questões de concursos que caem essa Legislação, como alguns da Petrobrás. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.