TRT-RJ: Concurso do TRT-RJ exige atenção em Língua Portuguesa

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Enquanto aguardam o desfecho dos preparativos do concurso para técnico (nível médio) e analista (superior) judiciários do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), os futuros candidatos devem dar atenção especial às novas regras ortográficas da Língua Portuguesa. Segundo o presidente da Comissão do Concurso, desembargador César Marques Carvalho, Português ainda é a disciplina que mais reprova em seleções públicas.

"Tem gente que sabe Direito, mas não sabe Português", diz César, contando que novidades sobre o concurso estão prestes a chegar. "O próximo encontro da comissão ocorrerá na primeira semana de julho e participarão dela a Assessoria Jurídica, o Controle Interno e a presidência do TRT-RJ. Queremos correr com os preparativos dessa seleção, pois as validades dos últimos concursos expiram já em setembro e outubro desse ano", declarou, destacando que a organizadora será escolhida muito em breve. "Acredito que ainda na primeira semana de julho a gente já tenha autorização para preparar o chamamento das empresas interessadas em fazer o concurso."

Apesar de ainda não ter um número de vagas definido, o TRT-RJ costuma convocar muitos aprovados ao longo do prazo de validade de suas seleções. No concurso de 2004, por exemplo, foram oferecidas 30 vagas, mas 632 aprovados foram chamados. Já em 2008, foram 84 oportunidades, mas efetuadas 1.261 convocações até o momento, sendo 859 para técnico e 442 para analista.

Já se sabe que a validade deste próximo concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. De acordo com o presidente da comissão, a expectativa para a nova seleção é de que o número de convocados ultrapasse o de todos os outros concursos.

"Aqui as pessoas se aposentam a todo momento. A expectativa é de que, ao longo da validade desta próxima seleção, muita gente se aposente devido à nova era digital na qual estamos ingressando. As pessoas mais velhas não conseguem se adaptar tão bem ao novo sistema e acabam pedindo a aposentadoria, o que gera a abertura de diversas vagas. A todo momento, temos vagas abrindo aqui. Seja por falecimento, aposentadoria, pedido de exoneração, enfim, todo dia aparece alguma oportunidade nova", contou.

César ressaltou que muitos técnicos serão convocados. "Acredito que vamos chamar muitos técnicos administrativos ao longo da validade do concurso, pois este é um cargo do qual sempre estamos precisando."

Além das prováveis aposentadorias que o órgão prevê, poderão ser abertas 590 vagas de analista, caso seja aprovado um projeto de lei que está, atualmente, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como as vagas de um outro projeto que foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff este mês, que prevê a criação de 12 varas e 209 vagas, entre técnicos e analistas. Todas essas novas oportunidades poderão ser oferecidas na nova seleção.
Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.