TST:professor destaca principais temas em informática

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Professor de Informática no Instituto IMP, Marcelo Andrade oferece aos que pretendem disputar o concurso do TST, além de dicas sobre como estudar, uma análise do que a banca escolhida cobra nas provas de sua disciplina. "Em suas últimas 400 questões, a FCC exigiu com maior frequência os assuntos Windows, Redes, Word e Excel, nessa sequência. Juntos, aparecem em quase 75% das questões", calcula.

O que estudar
"Em suas últimas 400 questões - excetuando aquelas usadas em cargos específicos da área de informática -, a FCC exigiu com maior frequência os assuntos Windows, Redes, Word e Excel, nessa sequência. Juntos, eles aparecem em quase 75% das questões. E um cuidado extra deve ser tomado no estudo da versão mais adequada dos programas citados no último edital: Windows 7 e Internet Explorer 8 devem ser as versões preferidas.

Dentro do assunto Windows, a FCC exige muito conhecimento sobre gerenciamento de arquivos e pastas e itens do Painel de Controle. Em Redes, conceitos de Internet, intranet e extranet, uso de páginas web e correio eletrônico, com seus protocolos. Ao estudar Word, guarde os comandos de cada menu e suas teclas de atalho – itens do botão Office e Inserir/Tabela são interessantes. Em Excel, é preciso treinar a atualização de referências ao usar copiar/colar e cálculos com funções, além de conhecer ao máximo os recursos únicos desse programa, como aqueles que ficam dentro dos menus Fórmulas e Dados."

Como estudar
1) "Refazer as últimas provas da banca e analisar a maneira como as questões são produzidas é sempre muito importante para alcançar segurança no dia da prova."

2) "Ter em mãos material escrito por professor da área de concursos como referencial teórico ajuda bastante a direcionar os estudos e maximizar o aproveitamento do tempo. Usar mapas mentais para guardar teclas de atalho e outras informações sobre programas é bastante útil. Vários sites pela internet oferecem material de apoio ao candidato – procure por aqueles criados por profissionais confiáveis e experientes."

3) "Toda questão que trata de software (Windows, Word, Excel, IE8), pode ser explorada – testar o resultado diretamente no programa permite ao candidato conhecê-lo melhor e identificar outras possíveis formas de cobrar o assunto em novas questões."

4) "A prova não é prática, mas, sim, teórica. Um computador não estará disponível para testar os comandos e verificar se funcionam como esperado. É preciso memorizar o conteúdo das janelas e menus – usar bastante os programas ajuda muito o candidato, que consegue visualizar mentalmente, mais tarde, o caminho seguido para realizar algumas ações."

Comentários gerais
"A FCC é uma das bancas mais exigentes na área de Informática – fica atrás apenas da Esaf. Começar a estudar logo, fazer muitas questões da banca e participar de turmas de exercícios são fatores determinantes no sucesso do candidato. Os conceitos, botões, menus e atalhos a serem memorizados são milhares, e é quase impossível conhecer e usar cada um. Quanto mais tempo o candidato puder dedicar à exploração dos programas, maior será a chance de encontrar uma questão que trata de um recurso conhecido, já utilizado, facilitando a resposta correta.

A repetição de assuntos já cobrados em questões anteriores é comum. Resolver todas as questões da FCC disponíveis e participar de turmas onde um professor experiente passa orientações sobre os hábitos da banca ajuda a marcar pontos de forma rápida e segura na hora da prova. Manter a disciplina e o ritmo, estudar com seriedade e perseverança levam ao cargo desejado. Agora é o momento de se apaixonar pelo estudo e se casar com ele, até que a nomeação os separe." Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.