Fazenda: Andacon pede exame em todo o país

terça-feira, 31 de julho de 2012

Procurada pela FOLHA DIRIGIDA para comentar o fato de as provas para assistente técnico-administrativo do Ministério da Fazenda serem realizadas apenas no Distrito Federal e em São Paulo, a Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros (Andacon) encaminhou uma nota na qual o presidente da entidade, Guto Bello, pede que o Ministério da Fazenda avalie em todas as capitais ou, pelo menos, em uma capital por região. Bello lembrou que um dos princípios constitucionais que norteiam os concursos é o da acessibilidade. “Em um país de dimensões continentais, como é o Brasil, realizar um concurso público apenas em duas capitais é dificultar o acesso aos cargos públicos, pois o custo de uma viagem a São Paulo ou a Brasília pode ser impeditivo para grande parte dos brasileiros”, disse ele.

O presidente da Andacon reconheceu que as organizadoras podem argumentar que a aplicação de provas em todas as capitais aumenta bastante os custos de logística, impactando diretamente no preço das inscrições. No entanto, a taxa de inscrição no concurso deste ano é a mesma da seleção anterior, de 2009, cujas provas foram aplicadas em todas as capitais. E a remuneração inicial é praticamente a mesma, com cerca de apenas R$10 de diferença. Apesar das muitas reclamações por parte dos interessados em participar do concurso, Bello afirmou que não há ilegalidade na opção feita pelo Ministério da Fazenda. “Embora desejável, não há legislação que obrigue o Estado a fazer os concursos em todas as capitais". Questionado sobre o motivo das provas não serem realizadas em todas as capitais, tendo em vista que o concurso é para o preenchimento de vagas em um órgão federal, o ministério da Fazenda não respondeu até o fechamento desta edição.

Denúncias - Por meio da sua Assessoria de Imprensa, a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) informou que aqueles que se sentirem prejudicados pela situação podem apresentar denúncia na representação do Ministério Público Federal no seu estado, para que um procurador avalie se existe alguma irregularidade no caso. A partir de consulta feita pela FOLHA DIRIGIDA a todas as procuradorias da República do país, as representações de quatro estados (Pará, Pernambuco, Rondônia e Roraima) afirmaram não ter recebido nenhuma denúncia até o último dia 27. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.