Preparação: Não deixe o excesso de tecnologia atrapalhar os estudos!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

A maior parte dos concurseiros não dedica seu tempo integral aos estudos. Eles precisam trabalhar ou até mesmo terminar sua formação. Já falamos sobre a importância da administração do tempo, mas algumas pessoas, na verdade, têm problemas em outra esfera... O que atrapalha a muitos é a divisão do tempo dos estudos em relação aos momentos dedicados ao uso das tecnologias. Por vezes, o apelo das redes sociais é irresistível. Hoje, elas podem ser acessadas por meio de diversas plataformas, praticamente de qualquer lugar. E podem configurar o maior entrave à preparação adequada. Apesar de serem ferramentas úteis de informação e lazer, e para alguns de trabalho, é preciso ter cuidado para que não haja conflitos e a tecnologia atrapalhe a preparação para o concurso.

Quem nunca, ao menos uma vez, se surpreendeu com a quantidade de horas que já estava sentado diante do computador? Passou boa parte do dia a nevegar, sem se dar conta do tempo perdido? Tal uso exagerado pode causar mal à saúde, provocando desde LER (Lesão por Esforço Repetitivo), problemas circulatórios (como varizes), estresse, deficiências de visão e comprometer e vida social. E pode, claro, roubar preciosos minutos de preparação para os concursos. Para contribuir com o seu foco, a FOLHA DIRIGIDA preparou algumas dicas de como afastar a atenção dessas "tentações" nas horas que, em tese, deveriam ser dedicadas aos estudos.

1 . Computador: programe o seu uso e desligue o desnecessário
É necessário auto-controle, porém há programas que restringem o acesso a sites a algumas horas do dia, bloqueando temporariamente. Quem utiliza o Firefox para navegar poderá recorrer à extensão LeechBlock para eliminar essas distrações virtuais. Já para o Google Chrome pode instalar o plugin StayFocusd e dizer adeus à procrastinação. Caso não esteja esperando nenhuma notícia importante, é recomendado desligar os telefones (fixo e celular) e claro, se afastar do messenger, que a toda hora interfere em suas atividades.

2 . Aproveite melhor o seu tempo...
Quanto tempo você gasta navegando na internet e em redes sociais? Comece a controlar e estabelecer horários para o uso dessas páginas. E mais: em boa parte dos casos, há comunidades virtuais para concursos na internet, onde candidatos trocam experiências e dicas sobre seus estudos. Neste caso, se não há como eliminar as redes sociais da sua vida, faça com que, ao menos, essa interação seja mais produtiva...

3 . Fone de ouvidos
Se você não tem tempo de estudar em casa e passa muito tempo na rua, aproveite alguns minutos para estudar. Às vezes é possível estudar no ônibus ou no carro, enquanto vai para o trabalho. Se seu recanto de dedicação não é tão calmo e silencioso, com interferência barulhenta de crianças, por exemplo, uma dica é apelar para fones de ouvidos. Lembre-se, é claro, de encontrar a música certa para o seu trabalho, ou seja, que não o distraia tanto quanto a conversa dos colegas. Usar fones de ouvido pode ajudar a criar a sensação de que o espaço ao redor foi reduzido e ajudará a manter o seu foco no que está à sua frente. Músicas apenas instrumentais - sem letras - podem ajudar a evitar a tentação de acompanhar o refrão... E caso a música esteja atrapalhando, experimente ruído branco ou até mesmo deixe os fones desligados, caso se sinta melhor assim.

4 . Desktop exclusivo
Alguns aproveitam para estudar no computador, com materiais online ou digitais. Divida seu desktop criando uma outra conta de acesso. Nesta parte, você deve instalar apenas o essencial e bloquear os sites que possam te atrapalhar. Dessa forma, você não terá nem metade das distrações que costuma ter, já que não haverá serviços configurados com seus perfis.

5 . Psicologia da recompensa
Proponha uma recompensa pelo seu esforço. Por exemplo: depois de X horas de estudos, ou de uma quantidade de matéria vista, você pode acessar um tempo a mais do seu email ou redes sociais. Esse é um método bastante utilizado por pais para controlar o tempo de acesso de seus filhos crianças ou adolescentes. Mas, atenção: se começar a perceber que o trabalho está perdendo espaço para a recompensa, esse método não serve para você. Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.