Preparação:Tablets ajudam a estudar a toda hora. E em qualquer lugar

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Tempo é dinheiro". Eis um famoso ditado popular que, como nunca antes na história da humanidade, anda de mãos dadas com a verdade. As 24 horas diárias, que parecem tão escassas, são bens cada vez mais preciosos, marcadas a todo momento pelo tic-tac mudo e estressante de relógios presentes no pulso, em celulares, computadores e painéis dos carros - sem falar naqueles grandões, expostos às intempéries das ruas. Economizar tempo, ou melhor, gastá-lo da melhor forma possível, fazendo-o render ao máximo, é lição primordial para o sucesso de qualquer estudante. E é aí que a tecnologia, em parte vilã de toda essa história, se propõe a salvar os concurseiros.

O mesmo tempo que falta à maioria - sempre conectada, disponível em ambiente online quase full time - foi favorecido pela explosão tecnológica, com seu conjunto de metodologias e a ampliação das diversas ferramentas produzidas e reinventadas para uma melhor adaptação. O benefício da tecnologia torna o trabalho mais fácil e produtivo - e para o candidatos de concursos públicos não foi diferente. Com a reestruturação e a criação de novos produtos, a inovação do momento é o tablet, com seus acessórios ou aplicativos. A atualização de forma e conteúdo chegou, enfim, ao fértil campo dos estudos.

A discussão e interação sobre a utilização de tablets e aplicativos na hora de se preparar para provas de concursos públicos é muito comum em sites e redes sociais. A FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor de cursos preparatórios Rogério Neiva, que acredita no uso das novas tecnologias como base de ajuda na aprendizagem do concurseiro. Embora a prática exija alguns cuidados, as vantagens são claras. E não são poucas. "Posso destacar os seguintes benefícios: maior portabilidade do conteúdo, pois dispensa a logística de carregar mais livros; menor custo de aquisição do conteúdo; uso de hiperlinks, que facilitam o acesso a informações relacionadas ao conteúdo principal, o que, na visão do teórico francês Pierre Levy, autor do livro “Tecnologias da Inteligência”, seria uma revolução no processo de transmissão do conhecimento; além da facilitação ao acesso e uso de recursos como cursos online e aplicativos específicos para os estudos."

Um grande peso na vida do estudante, os livros e apostilas que necessitam ser levadas de um lugar ao outro, seja no ônibus, metrô ou na mochila em uma caminhada para o cursinho, quase sempre cansam, e não raramente causam problemas de coluna. Para Rogério, criador do sistema Tuctor, que permite ao candidato controlar as horas líquidas de estudo e capturar a quantidade do que foi estudado, a praticidade do tablet é um ponto forte. "Sem dúvida, pois ajuda na logística de acesso e transporte do conteúdo a ser estudado. Basta pensar que um Vade Mecum enorme pode ocupar alguns bits de memória, além de livros em formato de e-book, livros-aula, aulas on line e aplicativos de provas online."

Para cada tipo de uso, um modelo de aparelho
Mas, de acordo com a utilização do tablet e com a necessidade de cada estudante, como escolher o melhor tablet? O que deve ser levado em consideração nessa escolha? De acordo com o blogueiro e empreendedor digital André Darugna, a diversidade de tablets no mercado é vasta. "Existem no mercado algumas boas opções de tablets que rodam alguns tipos de sistemas operacionais, embora inferiores, mas que muitas vezes podem cumprir com a expectativa de um estudante que procura uma ferramenta para leitura, troca de e-mails, vídeos e navegação na internet. O ponto fundamental na escolha é a diversidade de aplicativos, sendo que um tablet sempre vem com as funcionalidades básicas, mas são os aplicativos que o fazem completo, se você optar por um modelo de origem duvidosa não terá a certeza de contar com uma boa loja de aplicativos que poderá potencializar seu investimento."

O aumento das redes sociais no mundo internético pode ter sido um aliado para a divulgação dos aplicativos para concursos, mas também trouxe um dos grandes vilões de concentração para os candidatos. Os professores alertam: sites de relacionamentos, fóruns ou até mesmos jogos podem ser prejudiciais à saúde acadêmica dos concurseiros.

"Quando uma pessoa tem um sonho deve partir em busca dele. Nos dias atuais estamos sendo constantemente bombardeados por informação e o acesso à ela é cada vez mais fácil. É comum as pessoas se preocuparem com a dispersão na hora dos estudos, mas o concurseiro deve ser responsável o suficiente para se dedicar ao que ele escolheu para si. Não é o tablet o vilão da história, já na época dos computadores de mesa se falava sobre o mesmo assunto, depois os celulares popularizaram as mensagens de texto, seguia-se falando sobre a influência dos eletrônicos na qualidade do aprendizado, logo os notebooks e netbooks começaram a ser levados à escola e universidades, o fato é que cada um escolhe seu destino. Assim, dar-se por vencido e cair na tentação de não estudar é uma escolha. Existem pessoas que conseguem utilizar a tecnologia a seu favor, já outras não são maduras o suficiente para utilizá-la de forma correta", disse André.

O concurseiro Lhugo Júnior, de 26 anos, formado em Engenharia da Computação e usuário do método de estudo com o tablet, comentou suas experiências e falou sobre a facilidade no estudo depois de integrar todos os seus materiais em um único produto. "Quando iniciei os estudos percebi que ficaria muito trabalhoso e caro ficar imprimindo todas as folhas para o estudo. Também percebi que era inviável ficar carregando muitos livros... Com o tablet poderia ter centenas de livros e somente precisaria carregá-lo. É muito mais confortável ler um livro digital no tablet do que no computador. Poderia resolver questões de concursos online pelo tablet que também é muito mais confortável que o computador. Não precisaria ficar carregando um monte de documentos e livros para onde quer que eu fosse, bastaria levar o tablet."

Os frutos de um bom estudo sempre são os resultados. Uma boa concentração e um foco maior, além de felicidade e o sucesso em entrar para a carreira pública, é o que mais um concurseiro quer, seja em primeiro lugar ou último da lista final de classificados. "Os resultados que o tablet me trouxe foram vários. Consigo ficar horas estudando quando estou cansado de estudar sentado, posso deitar e estudar com o tablet, resolver questões online. Não precisei gastar dinheiro com impressão de material. Existem muitos sites que fornecem material para concurso no formato PDF, como apostilas e aulas. Eu teria que imprimir muito material se não fosse o tablet. Além disso, com a ajuda do tablet passei em alguns concursos como o do Dataprev-Sul, MPU-RO, Auditor Fiscal-PR e Oficial Complementar da Marinha - em Engenharia da Computação. Um conselho que posso dar para quem pensa em investir num tablet é que ele é realmente uma ferramenta que veio para ajudar. Se o concurseiro souber usá-lo vai agregar muito em seus estudos. Além do que, livros digitais são normalmente mais baratos que livros impressos, cerca de 10% a 30%", aconselhou André Darugna, 1º lugar em Analista em Redes no Ministério Público Estadual de Rondônia (MPE-RO). Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.