O cargo de técnico judiciário na área administrativa, com salário de R$4.052,96, é o que possui mais vagas imediatas (12) a disposição dos candidatos no concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). Faltando pouco tempo para as provas, é preciso já começar a focar nos estudos. Buscando auxiliar esses candidatos, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor de Direito Administrativo Clalberto Melo, do curso Ordem Mais, no Paraná, com o intuito de orientar os estudos da disciplina.
O professor diz que o conteúdo programático de Direito Administrativo é de fácil assimilação. “Eu avalio o conteúdo como não extenso e de razoavelmente fácil assimilação. Dentre os itens do edital, podemos destacar aqueles que são de presença constante nas provas da FCC: a Lei do Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, os Atos Administrativos, os Poderes da Administração Pública e a Lei de Licitações”, disse.
Clalberto também comentou sobre o principal pecado que os candidatos cometem na hora de realizar as provas. Ele explica que como a Fundação Carlos Chagas é tida como uma banca legalista, ou seja, cobra na maioria de suas questões apenas o texto literal da lei, os candidatos se confundem com as alternativas propostas, que são muito parecidas e requerem uma memorização do texto legal. Portanto, é preciso ler com calma e atenção o enunciado e as alternativas propostas de cada questão para que não haja confusão.
Na opinião dele, o uso da internet nos estudos é altamente favorável, visto que permite ao candidato ter o texto da legislação atualizada, bem como o acesso a dicas, cursos, provas anteriores e exercícios que estão dispostos em sites especializados para concursos.
Uma dica conhecida é a prática de exercícios de provas anteriores da banca organizadora. “Para que o candidato conheça o estilo da organizadora do concurso é imprescindível que o mesmo faça muitas questões da banca, habituando-se ao programa exigido na prova. Esta é, sem dúvidas, uma maneira muito eficaz de aprender”, comentou.
Clalberto pensa que o tempo dedicado aos estudos varia dependendo do candidato, mas que o ideal é estudar de quatro a cinco horas por dia. “O ideal é que o concurseiro já venha se preparando muito antes da publicação do edital. A quantidade de horas a ser estudada dependerá do tempo que o candidato tem disponível. Acredito que o tempo de quatro a cinco horas diárias é o ideal”, orientou.
O professor finalizou a entrevista deixando um recado para quem irá tentar o concurso do tribunal. “O TRT é um ótimo local de trabalho, com um bom ambiente e ótima remuneração. Tem um pessoal capacitado e oferece a estabilidade, que é o mais importante disso tudo. Dediquem-se ao máximo para a conquista da vaga”, concluiu. Fonte : Folha Dirigida
TRT-PR: Professor dá dicas de Direito Administrativo
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário