Preparação: O que fazer no Carnaval? Cair na folia ou nos estudos?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Ô abre vagas que eu quero passar / Ô abre vagas que eu quero passar / Sou concurseiro, não posso negar / Sou concurseiro, não posso negar!". Esta adaptação, feita sobre o sucesso O Abre Alas, primeira marchinha de que se tem notícia, composta por Chiquinha Gonzaga em 1889, poderia embalar um imaginário 'Bloco dos Concurseiros'. Mas, neste Carnaval, bem como na festa pagã de anos anteriores, milhares de brasileiros ficarão entre a cruz e a espada. Ou seria entre a apostila e a folia?

Enquanto alguns foliões decidem entre subir a serra, viajar para a praia ou reunir os amigos para acompanhar os blocos da própria cidade, os candidatos a uma vaga no serviço público se atentam a uma grande questão: como encontrar um lugar sossegado, longe dos convites sedutores e, claro, de carros de som barulhentos que costumam lotar as ruas neste período, atropelando a concentração? - assista aqui ao vídeo especial com a opinião dos estudantes.

A receita para manter a disciplina não é simples e, para quem duvida, por mais determinado que o candidato seja, é difícil resistir às tentações. O carnaval é a maior festa popular do país e se estende por quatro dias seguidos, sendo assim, se torna dificílimo manter o foco 24 horas por dia. Ou não? Para o preparador de dados Anderson Santos, que prestará concurso para o BNDES, não é possível generalizar. “Ser aprovado e classificado em um concurso requer atenção e dedicação exclusiva. Fica difícil conciliar a preparação com a afolia, até porque você fica cansado, a festa gera desgaste. Por isso eu decidi optar pelos estudos durante esse período. Não quero perder o ritmo”, revelou Anderson.

Mas existem aqueles que não pensaram duas vezes antes de decidir entre os estudos e as festividades. A secretária executiva Elys Fragoso, que estuda para o concurso dos Correios, já tinha uma viagem marcada. Alguém arriscaria um palpite sobre a escolha da concurseira?“Infelizmente nesse carnaval não poderei estudar, pois já tinha uma viagem marcada há algum tempo e aconteceu de eu começar a me preparar para as provas, e não poder cancelar o compromisso. Mas assim que voltar de viagem vou retomar os estudos e me manter focada no objetivo”, explicou a secretária.

Para o professor e diretor pedagógico da Academia do Concurso Público, Paulo Estrella, é possível optar pelo meio termo. Afinal, o pecado está no excesso. Para ele, um dia ou outro de folia não reprova ninguém, desde que a rotina de compromissos não seja abalada. “Se você vai brincar no carnaval durante a tarde ou à noite, reserve o período do final da manhã e início da tarde para rever algumas disciplinas, dar uma lida e fazer alguns exercícios, para manter o cérebro funcionando, se manter mais focado no processo de aprendizagem.”

Mas, e se a prova estiver marcada para a semana seguinte ao Carnaval? Em Goiás, por exemplo, milhares de concorrentes farão uma prova objetiva para o cargo de escrivão, em busca de uma vaga na Polícia Civil. Esse momento é crucial, de reta final. E um dia a mais ou a menos poderá, sim, fazer diferença! Durante os dias de festa, por mais complicado que seja, o professor afirma que a melhor escolha é priorizar o concurso. “Esses são os dias que o candidato pode rever o conteúdo e tentar sanar as últimas dúvidas.”

Imagine a seguinte situação: o concurseiro abre a própria página na rede social e descobre que está marcado em mais de dez postagens com a programação do carnaval. A pressão é grande e, finalmente, ele resolve se render. Contudo, uma coisa é certa: aceitar o convite daquele amigo por educação e não manter a tranquilidade acerca do conteúdo não é legal nem para os estudos e muito menos para quem te elegeu como companhia. A consciência pesada não vai deixá-lo aproveitar os momentos de festa e, depois, tornará a retomada de estudos dolorosa.

“Se esse candidato for muito exigente, cobrar muito de si e achar que saindo um pouco do planejamento de estudo vai perder o foco, recomendo que ele não o faça, pois assim poderá se sentir culpado e também se prejudicar, desfocando o objetivo principal, que é passar na prova”, afirma a psicóloga Miriam Farias. Por isso, analise bem suas prioridades. E, nos dias de folião ou de concurseiro, tenha em mente o conselho final de Paulo Estrella: “Um olho no desfile e outro nos livros é válido, sim. Dá para conciliar, desde que se mantenha uma rotina mínima durante este período. O que não é aconselhável é abandonar totalmente os livros e os objetivos.” Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.