Os interessados em participar do concurso da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que já se preparam para as provas, entre elas a de Administração Pública, devem intensificar os estudos a partir de questões mais recentes - a partir de 2011 - do organizador, Cespe/UnB. Essa é a orientação de Giovanni Pacelli, autor dos livros AFO e Contabilidade Pública – Questões Discursivas, e AFO e Contabilidade Pública - Questões Comentadas Cespe, ambos da editora Elsevier.
Para ele, é preciso que os inscritos possuam uma noção mínima do conteúdo e pratiquem bastante. "Não passa quem estuda mais, passa quem acerta mais questões. Por isso, os concorrentes não podem ficar apenas lendo sem treinar". Pacelli esclarece ainda quais são os assuntos que o Cepe/UnB mais aborda. "Considerando o concurso da ANTT: no 1° item do edital - Quais as hipóteses que suportam o crescimento das despesas públicas? Lei de Wagner, etc -, o importante é diferenciar as três formas de intervenção do Estado (alocativa, distributiva e estabalizadora); dois, três e quatro - Diferenciar os tipos de orçamento. Entender os princípios orçamentários e suas exceções no caso brasileiro. Dominar os instrumentos de planjamento (PPA, LDO e LOA): atribuições, e o ciclo orçamentário (as quatro fases da LOA)"
Além disso, ele explica que nos tópicos cinco e seis do edital devem ser estudados as classificações da receita e da despesa à luz do MTO (Manual Técnico do Orçamento) 2013, os estágios à luz do MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) Parte I, e o suprimento de fundos, restos a pagar e despesas de exercícios anteriores à luz da lei 4320/1964 e do Decreto 93872/1986; e no item sete estudar a LRF dando ênfese das seções explícitas do edital. Giovanni recomenda ao candidato estudar, ao menos, 20% do seu tempo disponível, priorizando seu período de estudo no 1° item do edital. "Exceto o tópico 1. Os demais devem ser estudados preferencialmente na ordem", aconselha o autor. Fonte : Folha Dirigida
Adm. Pública: veja os assuntos mais cobrados
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário