Soldado-PM RJ: inscrições batem recorde

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Polícia Militar ainda está fechando o número final de participantes no concurso para 3.600 vagas de soldado, mas os cerca de 58 mil inscritos já garantem o recorde na procura por uma vaga de soldado nos últimos 15 anos, superando o concurso de 2001, que teve 56 mil concorrentes. Até o último dia de prazo, cerca de 95 mil pessoas haviam se cadastrado no site da corporação, sendo 24 mil mulheres.




Os participantes passarão por um exame intelectual, marcado para 26 de setembro. Na ocasião, serão aplicadas uma redação e 40 questões objetivas, sendo cinco de Direitos Humanos, cinco de Legislação de Trânsito, cinco de Informática, cinco de Noções de Sociologia, cinco de História do Brasil, cinco de Geografia do Rio de Janeiro e dez de Língua Portuguesa.


Cada pergunta valerá um ponto, sendo aprovado aquele que alcançar, no mínimo, rendimento de 50% em cada disciplina. Em caso de empate, terá preferência, pela ordem, o candidato com maior nota em Português, em História do Brasil, em Geografia do Rio de Janeiro e em Direitos Humanos.

Todos realizarão a redação, mas só serão corrigidos os textos dos aprovados na prova objetiva. Essa etapa valerá até dez pontos, sendo aprovado quem obtiver, pelo menos, cinco. A listagem final com essas notas deverá ser divulgada em 29 de outubro.

Os aprovados no exame intelectual serão convocados para o exame antropométrico, que verifica se o concorrente tem a altura mínima exigida e se o peso é proporcional à altura, através do Índice de Massa Corporal (IMC).

Estando apto, o participante realiza o exame psicológico, que verifica se ele apresenta características compatíveis com a função. Em seguida, os aprovados passam por diversos exames médicos.

Na penúltima etapa, os concorrentes fazem os testes físicos. Para os homens serão cobrados os seguintes exercícios: tração na barra fixa, corrida de 12 minutos e abdominal tipo remador. Já as mulheres farão as tarefas de flexão de braços e antebraços, corrida de 2 mil metros em 12 minutos e abdominal tipo remador.

A fase seguinte é composta pela pesquisa documental e intelectual. Por fim, os aprovados passarão pelo curso de formação, com duração de seis meses.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.