Receita Federal: sindicatos querem novos concursos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Com a homologação dos concursos para auditor-fiscal e analista-tributário e a nomeação, em junho passado, dos aprovados para as 1.150 vagas oferecidas nas duas seleções, a Receita Federal deu início ao processo de recomposição do seu quadro de fiscais. Para os sindicatos de ambas as categorias, o esforço nesse sentido deve continuar com a retomada da realização de concursos com a periodicidade característica do órgão.


Desde 1996 a Receita tem aberto concursos para auditor-fiscal e para analista-tributário em intervalos que variam de cinco a 28 meses. De 2005 a 2009, no entanto, o órgão deixou de realizar seleções para os cargos, motivado pelo processo de implementação da Super Receita (unificação da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciária), criada em 2007, como já afirmou o diretor da delegacia sindical de São Paulo do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco Nacional), Luiz Fuchs, para quem a consolidação da nova estrutura já permite a realização de concursos em intervalos menor de tempo.

Na opinião do presidente em exercício do Sindicato Nacional da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Hélio Bernades, o órgão deveria realizar novas seleções a cada ano. "A nossa expectativa é de concursos anuais. E acreditamos que é a mesma da Receita Federal", afirmou o sindicalista.

A necessidade de novos concursos para a área fiscal da Receita Federal é reforçada pela expectativa de um grande número de aposentadorias, motivadas especialmente pela sanção, em 2008, da Lei 11.890, que garante a paridade entre os vencimentos dos servidores ativos e inativos do órgão, favorecendo a saída daqueles que já estão condições de se aposentar.

Para Hélio Bernades, um indício do esforço da Receita em continuar recompondo o seu quadro é o fato de, segundo ele, o órgão já ter solicitado ao Ministério do Planejamento a ampliação, em até 50% - como permite a lei -, do número de convocações nas duas seleções homologados esse ano, e cujas validade expiram em dezembro, podendo serem prorrogadas até junho do ano que vem. Até o fim doa dia, a Receita Federal não havia confirmado a solicitação para novas convocações.

Hélio Bernades ainda ressaltou que a realização de novos concursos para o quadro de fiscais da Receita Federal é uma reivindicação constante do Sindireceita, que desde o semestre passado representa os servidores das duas categorias, e não mais apenas os analistas-tributários.




Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.