Estado do Rio programa 5.869 admissões em 2011

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O secretário estadual de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ruy Barbosa, adiantou à FOLHA DIRIGIDA que, pelo menos, 5.869 novos servidores serão admitidos em 2011. Essas vagas, que constarão do próximo Orçamento, poderão ser preenchidas por meio de realização de novos concursos ou com a convocação de aprovados em seleções que estão em andamento.


"Estamos mantendo a política de concursos públicos. Esse quantitativo é o que já está previsto, mas isso não quer dizer que serão somente essas quase 6 mil vagas. O Orçamento é flexível e, conforme as receitas vão ingressando, o governo poderá fazer novos concursos", explica o secretário.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) é enviado anualmente à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro, devendo ser discutido e aprovado até 15 de dezembro. O texto traz a previsão de gastos para o ano seguinte, incluindo as admissões de pessoal.
A boa notícia para quem está se preparando para concursos públicos é que algumas seleções bastante aguardadas deverão ter o sinal verde do governo. Esse é o exemplo das 2.300 vagas do concurso para a Secretaria de Educação (orientador, supervisor educacional e professor de Religião), programado para sair em outubro. E, ainda, o concurso para o Procon (181 vagas), que recentemente virou uma autarquia.
 
No caso da Polícia Civil, o secretário destacou que as cerca de 600 vagas previstas no Orçamento são para concursos que sairão ainda este ano. "Como os concursos para policiais costumam ter etapas demoradas, colocamos parte das vagas para este ano, referentes aos editais que vão sair até dezembro, e as demais entrarão no Orçamento de 2012", explicou Sérgio Ruy.

Já a Polícia Militar, que aparentemente ficou de fora da lista, está confirmada como uma das que oferecerá muitas vagas (4 mil anuais). No entanto, o concurso é demorado e, nos últimos anos, as vagas oferecidas não foram totalmente preenchidas, havendo sobra. "Comparo o concurso da PM a uma gestação. O candidato se inscreve e passa por diversas etapas até ser admitido. Por isso, as vagas do Orçamento passado (2010) serão preenchidas ano que vem", explicou.

Outro destaque no Orçamento são as vagas para a Faetec, pois o concurso para efetivos era reivindicado há muito tempo. Estão programadas 940 vagas para professores e 209 para a área de apoio. E na Secretaria de Administração Penitenciária, cerca de 650 inspetores deverão ingressar.


Há, ainda, seleções que têm acontecido regularmente, como para a área fiscal, gestores e pessoal do quadro do RioPrevidência. "Vamos continuar com a programação e preencher essas vagas", ressaltou.

A admissão de aprovados e realização de novos concursos têm sido uma constante nos últimos anos: 9.237 vagas em 2007; 4.303 em 2008; 28.424 em 2009 e 15.420 em 2010. Acrescidas das 5.869 vagas de 2011, serão, pelo menos, 63.343 novas oportunidades nos mais diversos níveis de escolaridade.

Apesar do número de admissões previstas para 2011 ser menor que os dos anos anteriores, o secretário explicou que o quantitativo varia porque em 2009 e 2010, por exemplo, houve um grande número de autorizações de concursos para professores (24.700, no total). "Tínhamos um grande déficit de pessoal na área. Mas, mesmo assim, termos 6 mil novos servidores em 2011 é um grande quantitativo", avalia.    

 


ÓRGÃOS



INCLUÍDO NO ORÇAMENTO PARA 2011


Secretaria de Educação


2300


UENF - Professores


26


UENF - Apoio


37


FAETEC - Professores


940


FAETEC - Apoio


209


Polícia Civil - Delegados


50


Polícia Civil - Policiais


544


Administração Penitenciária - Inspetores


650


Procuradoria Geral - Procuradores


32


Defensoria Pública - Defensores


50


Defensoria Pública - Apoio


400


Secretaria Fazenda - Fiscais Renda


100


Secretaria Fazenda - Analista de Controle Interno


100


Secretaria Fazenda - Oficial de Fazenda


100


Secretaria Fazenda - Analista de Finanças


30


Secretaria de Planejamento - Gestores


80


RioPrevidência - Especialistas


40


PROCON


181


TOTAL


5869




Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.