PF: destaque é o cargo de agente administrativo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Das 1.352 vagas que a Polícia Federal (PF) planeja abrir em 2011, 328, destinadas ao cargo de agente administrativo, na área de apoio, devem atrair um grande número de concorrentes em todo o país. O cargo proporciona remuneração inicial de R$3.203,97 ao mês, já incluindo auxílio-alimentação de R$304.

De acordo com a PF, o objetivo é abrir o concurso para agente administrativo tão logo receba a autorização do Ministério do Planejamento (o pedido referente ao concurso está em análise na pasta desde julho deste ano). Como não há curso de formação para o cargo, a intenção é também convocar os aprovados imediatamente, logo após o término da seleção.

Área policial - As outras 1.024 vagas programadas pela PF para o ano que vem estão distribuídas pelos cargos de agente (396 chances), escrivão (362), delegado (150) e papiloscopista (116). Os pedidos de concurso foram encaminhados ao Planejamento mês passado. Nesse caso, o departamento planeja realizar duas rodadas de concursos, com 512 vagas cada, adequando assim a oferta à capacidade da Academia Nacional de Polícia, onde é realizada a formação dos novos policiais.

O objetivo é realizar, em um primeiro momento, de forma simultânea, os concursos para agente e para papiloscopista. O primeiro, corresponde à maior demanda da PF atualmente, e o segundo está há cerca de cinco anos (desde 2005) sem o ingresso de novos servidores.

A meta é também realizar o curso de formação para os dois cargos ainda em 2011. Posteriormente seriam realizados, também simultaneamente, os concursos para escrivão e para delegado.

E para quem já está se preparando ou pretende dar início aos estudos visando aos concursos para esses cargos, a orientação dos especialistas para que se tome como base o último concurso realizado, é ainda mais pertinente, já que são grandes as chances do departamento seguir o modelo de seleção utilizado nos concursos abertos no ano passado para agente escrivão.

Caso isso se confirme, os candidatos terão que passar por provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exame médico e exame de aptidão física, prova prática de digitação (apenas escrivão) e curso de formação, além de investigação social.


Comprovação de escolaridade só na posse

Um dos motivos que devem gerar uma grande concorrência pelo cargo de agente administrativo é o seu perfil. Com exigência apenas do ensino médio completo, o concurso abre oportunidade de acesso a estabilidade e boa remuneração a um público muito mais amplo do que o das seleções da área policial, por exemplo.

Além disso, a escolaridade só precisa ser comprovada no ato da posse, possibilitando assim a participação daqueles que estejam prestes a concluir o ensino médio. É necessário ainda possuir pelo menos 18 anos de idade também até da posse.

O último concurso para agente administrativo realizado pela PF aconteceu em 2004. Na oportunidade os candidatos foram submetidos exclusivamente a provas objetivas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos.

Caso o modelo se repita, inclusive com relação às disciplinas cobradas, os candidatos da nova seleção terão que responder a questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, na parte geral, e a questões sobre temas como redação de expedientes, arquivamento e procedimentos administrativos, Constituição Federal, entre outros, na parte específica.



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.