Receita Federal requer estudo antecipado

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Com a tradição da Receita Federal de realizar concursos periodicamente para a recomposição do seu quadro de fiscais, é grande a expectativa em todo país pela abertura de novos concursos para auditor fiscal e para analista tributário do órgão, cargos que têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área e cujos
vencimentos iniciais são de R$13.600 e R$7.996, respectivamente.


E para os interessados em ingressar em um dos cargos, a FOLHA DIRIGIDA traz as orientações de Mônica Ferreira Nunes, coordenadora pedagógica do curso Central de Concursos, com sede em São Paulo, que tem forte atuação na área fiscal, possuindo um alto índice de aprovação em concursos desse segmento.

A especialista frisou que, antes de tudo, é imprescindível se preparar com bastante antecedência. "Principalmente no caso da Receita Federal, que tem uma quantidade enorme de matérias, um conteúdo muito aprofundado", argumentou. De acordo com ela, é necessário elaborar uma programação de estudos abrangendo todas as matérias, destinando maior tempo para aquelas em que o candidato tiver maior dificuldade, porém sem deixar de estudar aquelas que já domina.

Outra questão importante destacada pela especialista é a fixação do conteúdo estudado. "Na prova, é preciso ter rapidez de raciocínio. Para isso, o conhecimento tem que estar automatizado na cabeça do aluno", explicou. Segundo ela, o candidato deve preparar esquemas que se adaptem à sua melhor maneira de fixar as matérias. "Tem aluno que vai fixar melhor fazendo um resumo, outro, ouvindo várias vezes. Ele mesmo tem que encontrar o seu melhor método".

Mônica Nunes afirmou que é importante frequentar cursos preparatórios, que ajudam o candidato a otimizar o tempo de estudos, além de proporcionarem o auxílio de professores especializados, capazes de sanar dúvidas e dar dicas importantes para uma preparação adequada.

Por fim, Mônica reforçou a importância de resolução de exercícios, especialmente as questões de provas anteriores, como uma forma de testar o conteúdo apreendido e também como uma espécie de treino para as provas.

Etapas - Caso o próximo concurso da Receita siga o modelo do último, aberto em 2009, os futuros candidatos terão que passar provas objetivas (de Conhecimentos Gerais e Específicos) e discursiva (com as disciplinas variando conforme o cargo), além de sindicância de vida pregressa e programa de formação.

Concursos atuais - Atualmente, a Receita conta com concursos para auditor e analista com a vigência expirando em dezembro deste ano, e possibilidade de prorrogação até junho do ano que vem. O órgão aguarda ainda a possibilidade de convocar mais aprovados dessas seleções.



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.