GMC:edital no primeiro semestre, diz coordenador do curso

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo deverá publicar o edital do concurso público para 1742 vagas para guarda masculino e feminino ainda no primeiro semestre de 2011. "O novo edital já foi elaborado, está sendo submetido à aprovação e certamente será publicado no início ano. Esperamos que até o meio do ano existam turmas sendo formadas no Centro de Formação", informou o Coordenador Geral do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Domingos Rosa, no último dia 26, durante a cerimônia de formatura da 53ª Turma do Curso de Guardas Civis Metropolitanos, que reuniu os 68 últimos remanescentes do último concurso.

A oferta será de 1220 vagas para guarda masculino e 522 para feminino. Esse último corresponde a 30% do total de vagas disponibilizadas para o concurso. Para concorrer, é preciso possuir ensino médio completo, idade mínima de 21 anos e altura mínima de 1,68m para homens e 1,60m para mulheres. De acordo com a assessoria de imprensa da GCM, o salário inicial da carreira, atualizado, é de R$1.629,08, já inclusos os benefícios, mas o valor deve subir. "Em janeiro teremos 10% de aumento no salário padrão do guarda. Existem seis projetos na Câmara Municipal, que incluem algumas gratificações também", explicou o Comandante Geral da GCM, inspetor regional Joel Malta de Sá, na ocasião.

Atualmente, a GCM conta com um efetivo de 6.600 pessoas, sendo que o número previsto em lei é de 15 mil. "Temos menos da metade do efetivo possível. Nosso efetivo é aumentado de acordo com o planejamento, porque a Guarda atua hoje em seis programas prioritários: escolar, patrimônio, ambiental, agentes públicos, pessoas em situação de risco de rua e espaço público. Cada vez em que se pensa em aumentar o efetivo da Guarda a gente precisa pensar no planejamento, onde esse guarda vai ser empregado", explica o comandante geral. Segundo ele, as 1.742 vagas autorizadas atendem às demandas atuais.


Após aprovação, os candidatos serão submetidos ao curso de formação de 600 horas, com duração de seis meses. Durante esse período, os candidatos têm aulas sobre os seis principais programas da instituição, bem como de tiro, Direito Penal, Civil, Constitucional e Direitos Humanos. Segundo o coordenadador do centro de formação, o guarda deve saber lidar com a comunidade. "O perfil é honestidade, simplicidade, porque ele precisa aprender a trabalhar com o público com base na sua formação pessoal, de berço, porque a educação é a base de tudo", enfatiza.Segundo o comandante geral, quem deseja se preparar deve iniciar os estudos pelas disciplinas básicas, como Língua Portuguesa, Atualidades, além de exercitar a escrita para a redação. "É preciso estar sempre atento aos noticiários, ao que acontece na cidade de São Paulo.", afirmou.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.