Saúde-Salvador: 2.500 vagas em janeiro

sábado, 18 de dezembro de 2010

A Secretaria de Saúde de Salvador se prepara para a realização de um concurso para 2.500 vagas. O edital está em fase de elaboração e será lançado em janeiro, segundo informou em entrevista à FOLHA DIRIGIDA o recém-nomeado titular da pasta, José Saturnino Rodrigues.

As vagas serão para profissionais da área de saúde, nos níveis técnico e superior: enfermeiro, técnico em enfermagem, médico, psicólogo, fisioterapeuta, famacêutico e assistente social, entre outros.

Desde 2000, ano da realização do último concurso para profissionais estatutários do órgão, a carência vem sendo sanada por meio de processos seletivos, para contratação pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Devido a isso, hoje a secretaria possui um número grande (1.621 do total de 9.702) de profissionais contratados temporariamente.

O objetivo do secretário com o concurso é regularizar a contratação dos profissionais, substituindo por concursados os temporários contratados pelo Reda e pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). "Para a secretaria é de extrema importância a realização desse concurso, assim poderemos estabelecer um vínculo único com os servidores, para que tenhamos um maior controle do trabalho. Outra vantagem é que será possível implantar um melhor Plano de Cargos e Salários, que foi aprovado recentemente, para melhorar as condições de trabalho dos profissionais", afirmou José Rodrigues.

A aprovação por unanimidade na Câmara dos Vereadores do novo Plano de Cargos e Salários da secretaria aumentou a expectativa para a realização da seleção e o que se espera é que sejam preenchidas todas as vagas oferecidas. O secretário acredita que com essa conquista o órgão poderá valorizar ainda mais os servidores.

O plano foi elaborado com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a remuneração dos profissionais. Os avanços estão pautados em progressões bianuais nas matrizes salariais e nas gratificações, que se darão a partir de avaliações de desempenho e competência.

O secretário também afirmou que pretende ter os aprovados no quadro de servidores já no primeiro trimestre de 2011, e que todas as vagas serão para contratação imediata. A lotação será no município de Salvador e José Rodrigues informa que "a secretaria está fazendo um levantamento quantitativo da necessidade por posto de saúde e por unidade básica, para que possamos remanejar os aprovados".

A secretaria tem investido na valorização dos servidores e é isso que o secretário garante aos concursandos. "Teremos o reconhecimento desses servidores como profissionais e nosso intuito é capacitá-los ainda mais. Os futuros aprovados estarão ingressando em uma secretaria que está querendo revolucionar nos próximos anos."






Surpreso, secretário promete reconhecimento


O secretário de Saúde de Salvador, José Saturnino Rodrigues, nomeado mês passado, se diz surpreso com a competência dos profissionais do órgão. "Eu nunca tinha trabalhado na área pública, e às vezes as pessoas têm uma visão muito distorcida do servidor. Pelo menos aqui, na secretaria, no nível central, me deparei com pessoas extremamente competentes. Nos postos de saúde, também estou satisfeito com o nível de formação."

A secretaria tem investido na capacitação dos profissionais, por meio de cursos de especialização. Em novembro, o órgão ofereceu aos profissionais da saúde oficinas para aprimoramento no diagnóstico das doenças sexualmente transmíssiveis (DSTs).

A proposta do novo secretário é continuar seguindo essa diretriz. "Pretendemos capacitar nossos servidores da área de coordenação, e vamos iniciar uma turma de pós-graduação em gestão pública na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Estamos também, junto com a universidade, nos programando para que seja oferecido um curso de extensão na área de gestão e capacitação em administração, para os profissionais da secretaria que trabalham com essa vertente."

A secretaria administra 155 postos de saúde, e profissionais de diversas áreas atuam como coordenadores de distritos e gerentes. A intenção do secretário é investir na capacitação desses servidores, para que tenham formação adequada à área na qual estão atuando, de administração e gestão de pessoas.

José Rodrigues garante que os aprovados no concurso terão reconhecimento e possibilidade de crescer dentro do órgão. "Nós procuraremos capacitar mais ainda esses novos profissionais que irão ser chamados. Existem recursos que o ministério nos manda, destinados a esse fim", observa.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.