Niterói: Secretário anuncia concurso para Guarda

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Para quem busca um emprego que alie estabilidade (regime estatutário) e a reconhecida qualidade de vida de Niterói, uma boa oportunidade sairá já no início de fevereiro com a divulgação do edital do concurso para 200 guardas municipais. A informação foi dada pelo secretário municipal de Segurança Pública e de Controle Urbano, Wolney Trindade, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA na última segunda, dia 24.

Embora no quadro da corporação existam 52 vagas a serem providas atualmente, o secretário garantiu a contratação de mais 148 servidores, via cadastro de reserva. "Combinei com o prefeito que preciso de 200 homens, sendo 100 em 2011 e 100 em 2012. O prefeito vai mandar mensagem à Câmara criando 148 vagas. Vou chamar os 100 primeiros de imediato. A pessoa pode estar certa que o cadastro vai ser usado. Não vou criar falsa expectativa", garante, com veemência.


Para disputar a seleção, o interessado deverá possuir nível médio e carteira de motorista "B". Apesar da última seleção, feita em 2007, ter exigido altura mínima (1,60m para mulheres e 1,68m  para homens), Trindade ressalta que tentará retirar este requisito.

Os classificados receberão R$1.044, dos quais R$480 de vencimentos, R$480 de gratificação de risco de vida e R$84 de auxílio-alimentação. Além disso, poderão ganhar R$450 do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), caso estejam no efetivo exercício de guarda. Ainda haverá auxílio-transporte, para carga de trabalho de oito horas diárias (há escala em fins de semana e feriados).

FOLHA DIRIGIDA - O concurso para guarda municipal já foi autorizado pelo prefeito Jorge Roberto Silveira? A oferta será de 200 vagas?
Wolney Trindade -
Já foi autorizado e o processo está na Procuradoria e na Secretaria de Administração para eles prepararem o edital. O nosso quadro atual é de 402 guardas. Perdemos alguns a cada mês porque eles arrumam novos empregos. Há sempre uma perda. Aqui, há pessoas em desvio de função porque exames constataram problemas neurológicos, psiquiátricos ou ortopédicos. A Região Oceânica, que tem o dobro do tamanho da Niterói velha em extensão territorial, tem um imóvel construído por dia. A cada ano, a região ganha, no mínimo, 365 novas residências. O que seria ideal para o ano de 2011? Termos 600 guardas em vez dos 402 que temos. Essa é a nossa necessidade. Só que o Orçamento da Guarda para este ano é menor que o de 2010.

Essas 200 vagas já existem no quadro de pessoal da Guarda Municipal?
Combinei com o prefeito que preciso de 200 homens urgentemente, sendo 100 em 2011 e 100 em 2012. Mas tenho que contar um detalhe para que o interessado não fique preocupado. O prefeito vai mandar mensagem à Câmara criando 148 vagas. Eu tenho 52 sobrando, para poder fechar em 200. Essas 52 são oriundas de guardas que faleceram, se aposentaram, pediram demissão ou foram demitidos. As outras 148 serão para formação de cadastro de reserva. Vou chamar os 100 primeiros de imediato, no primeiro dia após o concurso, dos quais 52 nas vagas existentes e 48 nas que serão criadas por lei. A pessoa pode estar certa que o cadastro vai ser usado. Não vou criar falsa expectativa. O quantitativo de 600 foi obtido após vários levantamentos. Os 100 restantes certamente serão chamados em 2012.

Quando deverá ser divulgado o edital?
Quero que esteja pronto daqui a uns 15 dias. O edital vai sair antes da criação das 148 vagas. Ele será divulgado no início de fevereiro. Nele, virão as 200 vagas, sendo 148 para formação de cadastro e 52 imediatas. Até 31 de dezembro deste ano, na medida em que forem saindo guardas antigos, as respectivas vagas serão providas pelos aprovados. Por isso, quero que o concurso tenha validade de dois anos, podendo dobrar. Em 2012 começarão eventos na cidade do Rio de Janeiro que trarão problemas para cá. A ideia é ter 500 guardas ao fim de 2011 e 600 em 2012, pois seriam contratados 100 já em janeiro do ano que vem, dentro do novo Orçamento. Na verdade, chamarei 100 ou mais, porque se alguém sair, haverá reposição. Até o fim de 2011, creio que mais 30 servidores da Guarda Municipal irão embora.


A divulgação do edital está atrelada à criação das 148 vagas?
Não. Tenho tanta certeza que a lei será aprovada que vou deixar tudo encaminhado para não perder tempo. É o período que vou levar para formatar o edital. Há um acordo com os vereadores. Fui vereador muitas vezes. O prefeito também tem maioria na Câmara. A lei é do meu interesse em virtude dos problemas que sofro aqui. Eu preciso disso porque não quero ser mais um que passou. A Guarda vai sentir uma diferença no período antes e depois de Wolney. Como a Câmara vai ser aberta em 16 de fevereiro, no dia 17 o projeto vai estar lido. Logo depois será aprovado em primeira discussão.

Já tem os nomes de possíveis empresas organizadoras?
Por determinação do Tribunal de Contas, temos que contratar uma empresa organizadora, por licitação. Quem faz essa parte é a Procuradoria e a Secretaria de Administração. O que eu quero é o concurso. Eu preciso de pessoal. Não tenho nomes de empresas interessadas pois quero o mínimo de intimidade com a banca. Quero que a pessoa venha fazer o concurso sabendo que se tirar nota dez é porque teve capacidade. Quem tirar zero será por incapacidade. Não vou interferir para passar ninguém. Eu garanto a lisura do concurso.  Se não houver, eu mesmo o anulo, vou à Justiça, faço o que for preciso. É um compromisso que fiz com o prefeito de Niterói.

Os requisitos serão os mesmos do último concurso, ou seja, nível médio e carteira de motorista tipo "B", além de altura mínima de 1,60m (mulheres) e 1,68m (homens)?
Será cobrado nível médio e carteira de motorista. Por mim, não deveria haver restrição quanto à altura. Não preciso de gente grande ou pequena, mas de quem quer ser guarda. Conheci um investigador da Polícia Civil bem baixo, mas excepcional. Não precisa mudar legislação, o edital que traz isso. Vou brigar para mudar esse ponto.

Quando deverão ser abertas as inscrições?
As inscrições serão abertas no dia seguinte à divulgação do edital. Vou querer olhar todas as datas com a organizadora em virtude de minha necessidade. Tenho que ganhar prazos, mas me preocupando com o candidato. Gostaria que as inscrições durassem 30 dias. Eu posso fazer as provas em uma semana, mas quero prolongar as inscrições para que haja ampla divulgação. Eu não sei se as inscrições serão abertas via internet porque o candidato pode se inscrever e não cumprir os requisitos. Gostaria que todas elas fossem presenciais. Quero que, nos locais das inscrições, o edital esteja bem exposto.

Com relação ao cronograma, há uma preocupação do candidato no sentido de ter tempo para estudar. Se o edital sair no início de fevereiro, quando gostaria que as provas fossem aplicadas?
A minha ideia é que as provas comecem na última semana de março ou na primeira de abril. Preciso dar tempo para eles e de tempo para que as provas sejam elaboradas. Não necessito que o guarda tenho excelente conhecimento em Matemática. Os outros concursos deram ênfase a essa disciplina. Se dependesse de mim, a tiraria. Preciso que o guarda conheça os códigos de trânsito, tributário e de posturas, além de saber confeccionar Boletins de Registro de Acidente de Trânsito (Brats) e terem conhecimentos em Língua Portuguesa. Ele tem que ser bom em redação. Se dependesse de mim, a redação teria um peso maior. Eu apenas indico, não defino nada disso. A prova ainda deverá abranger noções de Direito Civil, Tributário e Constitucional. Essas noções são questões de brasilidade, na verdade. Todos deveriam saber.


A Polícia Militar sempre cobrou Matemática em seus concursos, mas, como o comandante da PM chegou à conclusão que a disciplina não era fundamental, a retirou e inseriu disciplinas humanísticas. A Matemática poderá ser excluída do concurso para a Guarda Municipal?
Lógico. Isso é o que eu quero fazer, só que preciso ter todos argumentos na mão. Quero mostrar que não há essa necessidade. Assim que definir a organizadora e tiver uma reunião com ela, pretendo mostrar esse ponto.

Embora o edital esteja previsto para o início de fevereiro, a meta é divulgar o conteúdo programático antes do documento, para que os concorrentes tenham mais tempo para estudar?
Não tenho ideia se isso será possível, mas da minha parte não teria nenhum problema. Já defini minha parte. Acho importante investigação social e a parte física, e não acho importante altura e Matemática. Isso já defini. Eu vou mandar minhas sugestões à Secretaria de Administração para serem passadas para a organizadora. Tudo tem que estar alinhado comigo. Caso contrário, não sai. Não estou exigindo nada que me beneficie, mas sim a máquina pública.

O concurso abrangerá as mesmas etapas da última seleção, promovida em 2007 (avaliações objetivas e de capacidade física)?
Sim, a seleção consistirá de provas objetiva e de capacidade física. Mas também quero que os candidatos sejam submetidos a uma redação e à investigação social, a qual considero fundamental.

Se as provas forem aplicadas em abril, o concurso será homologado já no fim do mesmo mês ou no início de maio?
No dia seguinte em que tiver o resultado da prova, será homologado. Tenho pressa. A convocação dos 100 primeiros ocorrerá em seguida. Vou fazê-las em duas etapas: 48 e 52. A publicação do ato relativo às vagas existentes é mais barata que a outra, pois esta terá que explicar a lei. Você é obrigado a dizer se o servidor entrou na vaga existente ou em uma criada. A investigação social será feita para quem for passando nas provas objetivas e física. Poderei reprovar o candidato na investigação social. Quero receber pessoas sem vício. Sobre a prova de capacidade física, o homem e a mulher vão ter que correr a mesma distância, mas respeitando o limite comprovado cientificamente. O homem teria que correr a distância em menor tempo.

Há possibilidade do quadro superar 600 vagas em 2012?
Se eu puder convencer o prefeito, o farei. O reflexo do que vai acontecer no Rio de Janeiro será muito grande em Niterói. Ocorrerão Olimpíadas, Copa do Mundo e Jogos Militares. Inevitavelmente, Niterói vai ser palco disso tudo, mesmo não tendo jogo aqui. Uma equipe pode querer treinar na cidade, onde existem piscinas e o Caio Martins.


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.