Petrobras: programação de 6 mil novas admissões

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Petrobrás, maior empresa do Brasil, está de portas abertas para talentos de todo o país: as inscrições do concurso para 838 vagas, sendo 242 para o Estado do Rio, começarão na próxima segunda-feira, 10. O gerente de Gestão do Efetivo da estatal, Lairton Correa de Souza, explica que a empresa ainda tem cerca de 6 mil vagas para preencher por concursos até 2014. E, por isso, vai manter a política de realização períodica de concursos.

"Este processo seletivo atende uma parte dessas vagas. Provavelmente, com o aproveitamento do cadastro, a gente vai atingir um número superior ao que foi divulgado inicialmente, mas ainda dependemos de confirmações internas", disse o gerente.

Desta vez, permanecerão no cadastro os aprovados em até dez vezes o número de vagas por polo. Nos últimos concursos, cujo limite era de cinco vezes, o cadastro foi totalmente esgotado em diversos cargos. Por isso, a empresa resolveu ampliar o banco. Os primeiros aprovados devem ser admitidos já em maio deste ano.

FOLHA DIRIGIDA - Qual é o objetivo do novo concurso para a Petrobrás?
Lairton Correa -
A maior parte dessas vagas é para expansão. Ou seja, para atender às necessidades da Petrobrás prevista dentro dos empreendimentos que ela tem. Já está incluído no planejamento que a empresa tem para os próximos anos. É claro que há também vagas para reposição, mas a grande maioria é para expansão. Um diferencial nesse edital é que todas as vagas de nível superior são para polo nacional, nenhuma para polo local. Enquanto que as de nível médio são distribuídas pelos estados.

Por que não é possível especificar as regiões dessas chances?
As vagas são espalhadas por diversos estados, por diversas localidades da empresa. Um estudo foi feito em que deveria fazer um processo seletivo nacional para que a gente possa alocar essas pessoas em qualquer estado e em qualquer localidade da empresa.

No caso do nível médio, há vagas para técnico de Administração e Controle, que exige apenas o nível médio. Como está a quadro para esse cargo especificamente?
Normalmente, nós publicamos as vagas que são necessárias naquele fechamento, no momento do planejamento. Isso não impede de abrir novas vagas enquanto estiver em cadastro. O que eu posso dizer é que nós temos utilizado. Quando o cadastro é limitado como é esse, nós temos utilizado o cadastro inteiro.

Isso no caso desse cargo?
Em quase todos. Em média, a gente acaba aproveitando cinco vezes mais do que o número de vagas publicado. Isso aconteceu nos dois concursos anteriores. Eles foram feitos com vagas limitadas, pois para cada vaga imediata havia cinco para cadastro de reserva. Desta vez está maior, o cadastro tem dez vezes o número de vagas imediatas.

O objetivo é dar mais oportunidades? O cadastro anteriormente acabava muito rápido?
Exatamente. Ele acabou rápido, por isso, agora a gente tem uma perspectiva de atender às vagas de imediato e a possibilidade de abrirem mais vagas. Por isso, fizemos um pouco maior.

O planejamento estratégico da Petrobrás previa a admissão de 14 mil funcionários até 2014. Quantas vagas ainda faltam para a Petrobrás preencher?
Para novos concursos, temos cerca de 6 mil vagas. Este processo seletivo atende uma parte dessas vagas. Provavelmente, com o aproveitamento do cadastro, a gente vai atingir um número superior ao que foi divulgado inicialmente, mas ainda dependemos de confirmações internas. A prática tem mostrado que nós temos consumido o cadastro. Nesse processo, temos o mínimo garantido de 838 vagas, que foram publicadas agora.

O presidente da Petrobrás, José Gabrielli, sempre fala da abertura de 14 mil vagas...
Algumas estimativas são feitas. Então, quando você tem um novo marco regulatório, todas essas questões de futuro tem uma estimativa do impacto de tudo isso. Então, o presidente Gabrielle tem falado de 14 mil nos últimos processos, por essas projeções que depois vão sendo concretizadas. Essas 6 mil são as vagas já formalizadas, concretizadas e passadas para o planejamento de forma mais detalhada. Essa é uma etapa que já passou. O planejamento vai em diversas partes. Primeiro, temos uma estimativa, e depois, o detalhamento onde definimos as vagas, as áreas. Então, essas 6 mil são da etapa em que já confirmamos as áreas e as 14 mil fazem parte dessa primeira etapa de estimativa. Quando a gente aprovou as vagas em 2008, a estimativa já era de 14 mil. Então, o presidente fala 14 mil de acordo com o número estimado dentro desses estudos. Das primeiras 14 mil, nós já atendemos 8 mil.

Houve alguma mudança significativa no procedimento de prova?
Não, os procedimentos são os mesmos. A organização quem está fazendo é a Fundação Cesgranrio, a mesma que fez o último. Os critérios são os mesmos: as provas de Conhecimentos Básicos são eliminatórias e as provas de Conhecimentos Específicos, classificatórias. Para ser aprovado no processo, você tem que atingir a pontuação mínima em Conhecimentos Básicos e, quem passar pela prova de Conhecimentos Básicos, vai ser classificado de acordo com a nota da prova específica.

Qual a previsão de início das contratações, já que o cadastro dos últimos concursos foi encerrado?
A previsão é que tão logo acabe o processo seletivo, a gente chame. Terminadas as provas, já começam as convocações. Não de imediato, mas dentro do período próximo ao final do processo seletivo. O resultado está previsto para o dia 5 de maio. Provavelmente, no final desse mesmo mês, já começam as chamadas.

Quantas pessoas a Petrobrás tem contratado nos últimos anos?
Cinquenta e um por cento dos nossos empregados têm menos de 10 anos de companhia. Nos últimos cinco anos, nós admitimos mais de 20 mil pessoas. Então, se você olhar esses números, verá que a empresa tem feito processos seletivos e aproveitado o máximo possível do seu cadastro. Quanto mais for feito cadastro de curta duração, com validade de seis meses, prorrogável por mais seis, ele tem sido aproveitado o máximo possível.

O que você poderia falar para os candidatos que querem ingressar na Petrobrás, tendo em vista que o processo costuma ser bem concorrido.
A média é de 100 candidatos por vaga. Eu tenho essas recomendações, que normalmente são dadas: a pessoa se preparar bem, com antecedência, não deixar para o último dia para não ficar nervoso, apavorado e esquecer a matéria. A minha recomendação é: pegue o edital, o conteúdo programático, faça um roteiro de estudos e estudem em cima desse roteiro, para que, no dia da prova, ele tenha passado por todo o conteúdo. E no dia da prova, aquelas recomendações: vai com a roupa mais leve possível; com alimentação mais leve possível, para não se sentir pesado; olha, antes de sair de casa, todas as recomendações do edital, documentos e material que devem ser levados; e fazer a prova na maior tranquilidade possível, respondendo o questionamento que tem na sequência em que a prova foi elaborada. A pessoa tem que se sentir tranquila e confortável no dia da prova.

Como estão os preparativos para o próximo concurso?
Nós temos o projeto de abrir dois processos seletivos por ano. A cada processo seletivo que se encerra, ele entra na pasta. Assim que termina o planejamento e começa a etapa de aplicação do processo, a gente já começa a pensar no próximo. Já estamos fazendo o levantamento das necessidades para 2011, mas agora a data em que ele sai, isso só depois que tivermos a demanda. Não dá pra dizer com antecedência, se vai ser no 1º ou no 2º semestre. Uma coisa é certa, a gente já vai começar a estudar as necessidades futuras.    

Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.