Alerj: deputados defendem a valorização dos servidores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Renovação é a palavra de ordem na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A 10ª legislatura da Casa está realmente de cara nova, porque conta agora com 31 novos parlamentares dentre os 70 eleitos. Na última terça-feira, dia 1º de fevereiro, o plenário Barbosa Lima Sobrinho recebeu os deputados para a solenidade de posse dos cargos.


Uma das curiosidades do atual mandato é a presença feminina, que passou de oito para 13 deputadas. A deputada Clarissa Garotinho (PR), que foi também vereadora pelo município do Rio, ressaltou a importância de fortalecer a área de Educação do estado. A parlamentar garantiu que o seu mandato será concentrado em melhorar a infraestrutura das escolas, além de valorizar os profissionais da área.

"Tenho clareza de que fui eleita para representar os legítimos interesses da população do Rio de Janeiro. A Educação é uma das minhas prioridades. O nosso estado ficou em penúltimo lugar no hanking do Ideb. Eu, como jovem, acho que precisamos melhorar a Educação no estado. Temos um trabalho chamado ‘Blitz nas Escolas’, que foca justamente na questão da infraestrutura das escolas. Nós precisamos de infraestrutura adequada e de pessoal valorizado. Vou concentrar o meu trabalho nessas ações", disse à FOLHA DIRIGIDA.

Também no seu primeiro mandato como deputada, Aspásia Camargo (PV), que foi vereadora duas vezes pela cidade do Rio, defendeu o fortalecimento das carreiras públicas no estado. Ela se comprometeu em dar apoio às iniciativas que cheguem à Casa com o intuito de ampliar os quadros em áreas prioritárias.

"Para se ter uma noção da gravidade do problema do estado, nós temos mil funcionários públicos na área de Assistência Social da Prefeitura e nenhum nos quadros do estado. A situação é gravíssima. De fato, a reconstrução dos quadros já começou nas áreas de Segurança, Saúde e Educação, mas ainda há muito a se fazer. Nós precisamos construir um setor público maior e, claro, melhor preparado, porque não adianta ter funcionário sem preparação. Darei total apoio a projetos que visem à ampliação dos quadros de funcionários e à qualificação desses profissionais, especialmente quando se tratar das áreas mais críticas que o estado precisa ser fortalecido", disse.

A Alerj contará também com a experiência de gestores que atuaram em áreas como a Saúde e a Assistência Social de municípios. A deputada Claise Maria Zito (PSDB), que foi secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em Duque de Caxias, ressaltou a importância de apoiar projetos que tenham por objetivo o crescimento do estado. "Projetos que tragam benefícios à população, sem dúvida, terão o meu total apoio", frisou.

Já o deputado Márcio Panisset (PDT), ex-secretário de Saúde do município de São Gonçalo, garantiu levar sua experiência no setor. "Na área da Saúde do estado, levarei a minha participação, contribuindo com a experiência que tive na cidade de São Gonçalo. Quando o servidor público é valorizado, o conjunto da obra sai muito melhor. O funcionário precisa ser valorizado tanto no aspecto financeiro quanto na questão da capacitação. Quero lutar por recursos que serão direcionados à atualização dos profissionais da Saúde", ressaltou.

Com experiência como presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, o deputado Waguinho (PRTB) chega à Alerj com vontade de reforçar o time de parlamentares, propondo a valorização do corpo de funcionários públicos.

"Venho para essa Casa com muita responsabilidade para realizar um trabalho sério. Pretendo defender os interesses da cidade de Belford Roxo, que é uma cidade pobre e que precisa de cuidados. Como funcionário público, jamais deixarei de apoiar projetos que visem à valorização dos servidores. Tratar bem o funcionário é fortalecer o estado, a democracia e o sistema financeiro do país", destacou.

Novo presidente quer realizar concurso


Na última quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) elegeu a mesa diretora que ficará à frente da Casa ao longo do biênio 2011/2012. Com amplo apoio dos parlamentares, o deputado Paulo Melo (PMDB) conquistou a presidência da Alerj no seu sexto mandato. Após a eleição, o deputado garantiu à FOLHA DIRIGIDA que colocará o debate a respeito da realização de um concurso público para os quadros da Alerj como prioridade.

"Será uma das primeiras medidas da mesa diretora a abertura de concurso público para taquígrafo. Já fizemos esse pedido à Procuradoria. Além disso, como ainda não existe na Casa a figura jurídica de gestor público, nós iremos criar por lei essa função. Então, em seguida, vamos abrir o concurso. Ainda vamos verificar o quantitativo de vagas necessário. Na terça-feira, dia 8, haverá uma reunião da mesa para discutir o assunto. Esse concurso será aberto até o início do segundo semestre deste ano, com absoluta certeza", garante o presidente da Alerj.

Para o deputado Wagner Montes (PDT), que foi o mais votado nas últimas eleições, com 528.628 votos, a questão do serviço público no estado deve ser amplamente debatida. O parlamentar, agora eleito como primeiro secretário da Alerj, também se comprometeu em lutar pela abertura de uma seleção para a Alerj.

"A minha intenção é lutar pela realização de concurso público para a Alerj, contemplando as áreas que forem mais necessárias. Como primeiro secretário, vou tomar conhecimento de como está a Casa. Primeiramente, preciso saber quais são as áreas que necessitam de pessoal urgentemente. A minha ideia é valorizar o funcionalismo público, em especial os funcionários do legislativo. Se a Alerj cobra a abertura de concursos, ela tem que dar o exemplo, realizando o seu próprio concurso", disse à FOLHA DIRIGIDA. (colaboração de Larissa Ferrari)


Fonte : Folha Dirigida



Bookmark and Share


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog de concurseiros, Blog de Materiais de estudo para concursos públicos do Banco do Brasil, Polícia Federal, concurseiros,Polícia Rodoviária Federal, Caixa Econômica Federal, TRT,TJ, STJ, STF, TRE , TSE, TST, Prefeituras, Correios, matemática para concurseiros, Anatel, Anam, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, tudo para Concurseiros, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Banco central, Concursos Federais, Concursos Estaduais e Concursos Municipais com Video aulas grátis, Audio Aulas grátis, comunidade de Concurseiros Português para concursos, matemática para concursos, Direito Administrativo, direito comercial, direito civil, direito família, direito constitucional, direito processual, material de estudo para concurseiros, direito processual civil, direito processual do trabalho, direito processual penal, portugues para concurseiros, direito penal, direito criminal tudo grátis, simulados para concurseiros.